Close

lncoplast, do Grupo Copobras, lança solução inovadora produzida com resinas da Dow para embalagens de alimentos pet

A Incoplast, marca do Grupo Copobras, traz ao mercado de alimentos premium para pets a solução Monopack, criada para o desenvolvimento de embalagens monomateriais com resinas da Dow. A solução possui elevados níveis de barreira à gordura e umidade, selagem de alto desempenho, alta resistência mecânica e é desenhada para reciclabilidade. A tecnologia vem para substituir as embalagens convencionais multimateriais.

 

“Há uma mudança na dinâmica de consumo e uma das principais consequências disso é um movimento em busca de opções cada vez mais sustentáveis. Alinhados com essa estratégia e com a geração de valor a nossos clientes, investimos em inovação e desenvolvimento sempre orientados nesse sentido”, enfatiza Clóvis Cortesia, CEO do Grupo Copobras.

 

“O mercado de alimentos animais evolui em alta velocidade e requer frequentes mudanças nas embalagens. Pensando nisso e seguindo nosso DNA inovador, investimos nessa solução focando na funcionalidade, eficiência, design e sustentabilidade do nosso produto”, acrescenta Morgana Bon, Coordenadora de Engenharia de Produto do Grupo Copobras.

 

De acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil, o setor de produtos e serviços para animais de estimação fechou 2021 com R$ 51,7 bilhões de faturamento, representado um crescimento de 27% ante 2020. Esse resultado foi puxado majoritariamente pelo segmento de pet food (alimento animal), que representou R$ 28 bilhões das vendas, ou seja, 55% do total.

 

Com base nesse contexto e atento às particularidades nutricionais específicas que demandam embalagens com complexidade técnica neste setor, o Grupo Copobras encontrou na tecnologia Monopack, produzida com resinas Dow, uma solução para atender os desafios dessa cadeia.

 

“Este é um mercado exigente que requer alta barreira ao vapor de água e gordura a fim de manter a crocância, as propriedades olfativas e nutricionais, garantindo a qualidade do alimento até o momento do consumo. O desafio é atingir esses níveis de barreira exigidos pelo mercado utilizando uma embalagem eficiente e que possa ser reciclada. Por isso trabalhamos em colaboração com o Grupo Copobras no desenvolvimento da solução inovadora Monopack, feita com produtos e tecnologias de alto desempenho, que proporcionam mais resistência à impactos, além de viabilizar o desenvolvimento de embalagens de polietileno que facilita o processo de reciclagem”, esclarece Letícia Vanzetto, gerente de desenvolvimento de novos mercados da Dow.

 

Para Grupo Copobras, apostar na tecnologia Monopack é revolucionar o mercado ao oferecer uma solução inovadora, rentável e sustentável que atende aos mais altos padrões de requisitos técnicos de qualidade para o setor de alimentos premium para pets. “Com a forte demanda em busca da economia circular, nossa expectativa de negócios é que estruturas monomateriais tenham um crescimento exponencial nos próximos anos, uma vez que já existe uma movimentação muito grande dos nossos clientes em busca de alternativas e o consumidor está cada vez mais atento aos caminhos mais sustentáveis”, afirma Morgana.

 

Para Letícia Vanzetto, esse case reforça a importância do trabalho em conjunto a fim de ter no mercado de embalagens soluções inovadoras que garantam qualidade do produto, além de avançar mais na questão da sustentabilidade. “Isso foi possível graças a um trabalho de colaboração com toda a cadeia para redesenhar aplicações de embalagens recicláveis de alimentos para pet, proporcionando segurança alimentar para estes exigentes consumidores de quatro patas além de benefícios nas questões sociais e ambientais”.

 

Esta nova oferta para o mercado de embalagem pet está intimamente ligada à meta da Dow de ‘fechar o ciclo’ da economia circular, ou seja, de fazer com que 100% dos produtos vendidos para aplicações de embalagens sejam reutilizáveis ou recicláveis até 2035. Por meio da parceria colaborativa com seus clientes e com toda a cadeia, a Dow atua para tornar-se a companhia de ciência dos materiais mais inovadora, inclusiva, centrada no cliente e sustentável do mundo. A colaboração com o Grupo Copobras e o mercado de alimento pet premium consiste em mais um importante passo nessa jornada.

 

Fonte: Agência Oribá