Mamba Water, marca de HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKEN, é a primeira água em lata presente na Blue Zone e anunciada na história da COP. A marca estará presente na Zona Azul, onde acontecem as negociações globais, reuniões ministeriais e conferências com líderes mundiais. Em parceria com a COP30, serão doadas 1,5 milhão de latas, sendo uma das soluções de hidratação para esta área do evento e reforçando o protagonismo da marca na agenda de sustentabilidade e impacto positivo.
Para operacionalizar a operação, o Grupo HEINEKEN conta com a parceria da Ball Corporation, Novelis, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ambipar e Reaqt Water Technologies, que se unem para viabilizar o projeto e ampliar seu impacto positivo. Segundo Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN, a doação foi concebida como uma forma de apoiar a infraestrutura da COP30, garantindo o acesso contínuo à água nos principais espaços de debate e tomada de decisão do evento.
“De forma inédita na COP, a Zona Azul será abastecida com águas envasadas em latas de alumínio, embalagem totalmente reciclável. Mamba Water nasceu para transformar o acesso à água em impacto social e é uma honra levar essa agenda ao evento de discussões sobre mudanças climáticas mais importante do mundo. Estar presente neste fórum reforça nossa dedicação às soluções colaborativas que unem setor privado, governo e sociedade civil”, diz Homem.
Para oficializar a iniciativa, o Grupo HEINEKEN, realizou um evento em Brasília no último dia 16 junto ao Governo Federal. A ocasião contou com a presença de Ana Toni, CEO da COP 30; Aldrik Gierveld, Embaixador do Reino dos Países Baixos; Julia Cruz, Secretária de Economia Verde; além de representantes das empresas parceiras.
Edição especial
Para celebrar a primeira edição da COP realizada no Brasil, Mamba Water lança uma versão especial que homenageia a floresta e a biodiversidade amazônica. Esta será também a primeira COP a contar com uma água envasada em lata de alumínio na Blue Zone — um marco importante na circularidade e na inovação para redução do impacto ambiental, com latas feitas de alumínio predominantemente reciclado e apoiadas por um programa de logística reversa que garante o retorno do material à cadeia.
“Ver a Mamba Water como a primeira água em lata da história a chegar à COP é a prova de que propósito e inovação podem andar juntos. Nossa marca nasceu com o objetivo de gerar impacto por onde passa, e ver que, depois de apenas três anos de criação, já estamos presentes em um evento grandioso como esse é muito importante para nós. Mostra que, com a integração com o Grupo HEINEKEN, estamos no caminho certo, onde é possível cuidar do meio ambiente de forma concreta e deixar um legado”, relata Felipe Della Negra, cofundador da Mamba Water.
“Na Ball, acreditamos no potencial do alumínio para promover um mundo livre de resíduos. Estar na COP30 por meio dessa parceria é uma forma concreta de colocar em prática nosso compromisso com a circularidade. A lata é uma embalagem que se destaca por sua leveza, segurança, design inovador, alta taxa de reciclagem e eficiência logística, atributos que a tornam uma solução real para desafios ambientais urgentes. Como líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, nossa contribuição para essa iniciativa reflete o papel que a Ball busca exercer: unir inovação e colaboração para gerar impacto positivo em escala”, afirma Tamires Silvestre, Diretora de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul.
“Viabilizar o transporte de 1,5 milhão de latas de Mamba Water de Potirendaba (SP) até Belém do Pará com uso de caminhões Volkswagen é uma operação que reflete nosso compromisso com a mobilidade sustentável. Cada entrega é uma oportunidade de gerar impacto positivo, conectando tecnologia, responsabilidade ambiental e propósito em cada quilômetro percorrido”, afirma Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e CHRO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Legado sustentável no Pará
O Grupo HEINEKEN vem incentivando outros aspectos da sustentabilidade e da responsabilidade social no Pará. Em agosto, Mamba Water anunciou que levará 20 milhões de litros de água potável a comunidades paraenses – na Ilha do Combu, para a comunidade de Piriquitaquara – e Benevides – na comunidade do Taiassuí, beneficiando mais de 500 pessoas.
Além disso, em parceria com a Prefeitura de Belém, a companhia realizou a implantação de uma microfloresta urbana, com mais de mil mudas de 35 espécies amazônicas, visando benefícios como redução das temperaturas, aumento da umidade do ar e retenção de água das chuvas.
No âmbito cultural, o Cri.Ativos da Favela, projeto do Instituto HEINEKEN em parceria com a Favela Filmes e a CUFA, chegou a Belém para formar 50 jovens em audiovisual e inteligência artificial. Outro ponto importante foi o apoio ao festival Psica, que resultou na revitalização da Casa Dourada, um casarão histórico transformado em centro cultural que vai receber debates, exposições e manifestações artísticas durante a conferência.
Pensando também em facilitar o acesso à energia renovável no estado para consumidores e estabelecimentos comerciais na capital paraense, o Grupo HEINEKEN anunciou a chegada do Programa Heineken Energia Verde ao Pará. Com capacidade inicial de 48.257 kWh por mês – suficiente para abastecer aproximadamente 250 residências brasileiras –, o projeto visa uma economia mensal média entre 10% e 15% no consumo de energia elétrica.
Fonte: Weber Shandwick e foto: divulgação Mamba Water