Na semana em que se realiza a Automec, em São Paulo, maior feira da América Latina voltada ao mercado de reposição e reparação automotiva, a fabricante de papelcartão MD Papéis, de Limeira (SP), aproveita para reforçar às indústrias do setor sobre a importância do investimento na sustentabilidade da cadeia produtiva automotiva, para que as marcas pratiquem de fato a economia circular, um dos princípios da agenda ESG para o mercado brasileiro e mundial.
A proteção das peças e componentes automotivos é essencial, levando-se em conta as fases de armazenamento e logística de transporte. Mas, para além da preservação e integridade das peças, as embalagens voltadas ao segmento também devem cumprir preceitos sustentáveis. Por exemplo, com uso de percentual específico de aparas recicladas na fabricação, além de implementação de processo de logística reversa. As medidas garantem a manutenção da matéria-prima da embalagem pelo máximo de tempo possível dentro da cadeia produtiva, e o retorno das embalagens descartadas. Tudo isso, é claro, em prol da redução do impacto ambiental.
Essa é a realidade que se impõe à indústria nacional e mundial, atualmente, para que as marcas se posicionem de forma consistente frente aos mercados ou consumidores finais, na avaliação do gerente de Produção da MD Papéis, Rafael Rigon.
“A preocupação com o meio ambiente e as mudanças climáticas são cada vez mais perceptíveis e observadas. Isso torna o consumidor e os mercados cada vez mais conscientes e exigentes, em relação à sustentabilidade das marcas. Por isso, é preciso se adequar, para atender essa demanda e trazer verdadeiramente as pautas ESG para as ações reais. E é justamente nisso que a MD Papéis de Limeira se especializou, em 80 anos de atuação: em oferecer soluções sustentáveis de papelcartão para embalagem aos diversos setores da indústria”, enfatiza Rigon.
Em 2024, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que 85% das indústrias brasileiras adotam práticas de economia circular, embora a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) tenha apontado, em 2023, que 43% do lixo gerado no País ainda sejam descartados de forma irregular.
Portfólio sustentável e eficiente
As soluções de papelcartão da MD Papéis garantem segurança, resistência à compressão e integridade estrutural para embalagens do segmento automotivo, que precisam suportar o transporte e armazenamento de itens pesados. “Além disso, garantem flexibilidade no design, o que permite a criação de embalagens personalizadas para diferentes formatos de produtos, agregando valor à marca e otimizando a experiência do consumidor”, salienta Rafael Rigon.
O Ecopack, versátil e sustentável, possui miolo e verso de fibras recicladas, sendo ideal para embalagens de papelcartão puro ou para acoplagem, conferindo maior rigidez. O Printkot, de alta performance, tem capa branqueada e verso de celulose virgem, oferecendo alta produtividade e acabamento premium. O Recicard, fabricado a partir de aparas pré e pós-consumo, reforça o conceito 3R (reutilizar, reduzir e reciclar), garantindo rigidez e bom envase. Por fim, o TriplexPack, que garante rigidez, qualidade e impressão de alta performance em ambos os lados branqueados, mantendo o compromisso com a sustentabilidade.
A MD Papéis de Limeira tem mais de 70% de material reciclado na composição fibrosa dos sete tipos de papelcartão produzidos em seu portfólio, além de pasta mecânica e fibras de celulose certificadas, produzidas a partir de florestas cultivadas. A fabricante ainda investe continuamente em equipamentos, para que o papelcartão reciclado final apresente ainda melhor comportamento nos processos de impressão e conversão
Fonte e foto: divulgação: RA Comunicação