Close

MD Papéis reforça papel estratégico do papelcartão no varejo, no mês em que se realiza a APAS Show 2025

Com a realização da APAS Show em São Paulo, neste mês de maio, e as diversas possibilidades de negócios geradas a partir do evento destinado ao setor varejista e supermercadista, a fabricante de papelcartão MD Papéis, sediada em Limeira (SP), destaca a importância do papelcartão e ressalta seu compromisso como parceira estratégica de indústrias nacionais de diversos portes, para a produção de embalagens destinadas à venda direta ao consumidor do varejo.

O setor varejista brasileiro abrange diversos segmentos, como o de alimentos e bebidas, de eletrônicos de consumo, de cuidados pessoais e domésticos, além de lojas de departamentos, hipermercados, supermercados, varejo online, entre outros, que dependem de soluções de embalagem para levar seus produtos ao consumidor final.

O segmento registrou forte crescimento em fevereiro deste ano, com alta nas vendas de 0,5%, em relação ao mês de  janeiro, e avanço de 3,6% no acumulado dos últimos 12 meses, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. E todo esse avanço reflete positivamente no mercado de embalagens de papel, principalmente de papelcartão.

Segundo a Associação Brasileira de Embalagem (Abre), em 2024, a produção brasileira de embalagens de papelão ondulado apresentou alta de 9,7% até agosto, enquanto o papelcartão cresceu quase 14%. Os números mostram a busca contínua das marcas por materiais recicláveis e leves, que ofereçam apelo visual e funcionalidade — uma combinação que torna o papelcartão protagonista nas estratégias de marketing e de sustentabilidade das indústrias de diversos portes.

Mesmo com a guerra tarifária, no mercado mundial,  e com o excedente de produção de papelcartão no mercado nacional, indústrias, fabricantes de embalagem e fornecedores de matéria-prima para embalagens precisam estar cada vez mais em sintonia, para manter a sinergia capaz de  fidelizar o consumidor, conforme o gerente comercial da MD Papéis, Wellington Amorim Alves de Barros.

“O varejo exige cooperação mútua e ininterrupta entre os setores da cadeia produtiva, para que se possa atender às expectativas do consumidor moderno, bastante exigente e bem-informado, justamente porque o objetivo é manter um bom patamar de vendas nos diferentes segmentos, independentemente do cenário. Só esse alinhamento contínuo pode  vir a garantir a fidelidade do cliente”, avalia Barros.

 

Compromisso com a sustentabilidade e qualidade do papelcartão

Com um portfólio de sete linhas de papelcartão sustentáveis, as soluções da MD Papéis aliam as necessidades da agenda ESG industrial à flexibilidade criativa para a produção de embalagens, conforme Wellington Barros.

“Nosso portfólio é produzido com mais de 70% de aparas recicladas pré e pós-consumo e fibras certificadas de florestas cultivadas. Pode atender não só às crescentes demandas da legislação ESG industrial, como também garantir versatilidade para a concepção de embalagens que podem encantar o consumidor final”, acrescenta.

Apesar de ser caracterizado como matéria-prima na cadeia produtiva, o papelcartão está bastante presente no dia a dia dos consumidores, como, por exemplo, nas embalagens de cafés, cremes dentais, cosméticos e produtos de cuidados pessoais, entre outros.

Fonte e foto: divulgação: RA Comunicação