MD Papéis zera suas emissões de carbono em energia e conquista um importante marco sustentável

A MD Papéis zerou suas emissões de carbono há quatro meses, graças à aquisição de Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-REC). Os certificados I-REC são uma importante ferramenta para a transição para uma matriz energética mais limpa, pois atestam que a energia consumida pela empresa para operar, a partir de agora, é proveniente de fonte renovável.

De janeiro a abril deste ano, a indústria de papelcartão com sede em Limeira, no interior de São Paulo, já deixou de emitir 245 toneladas de CO² na atmosfera ao substituir a energia elétrica comum pela energia eólica, o que confirma o compromisso da empresa com a agenda ESG, com a preservação do meio ambiente e com a sociedade.

Para se ter ideia, seria necessário que a empresa plantasse mais de 1.700 árvores para compensar o mesmo volume de emissões de gases de efeito estufa evitados. “Estamos extremamente orgulhosos de fazer esse anúncio. É uma conquista importantíssima, um testemunho do nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e a proteção ambiental. Ao adotar a energia eólica, estamos escolhendo a vida e provando que é possível alinhar crescimento econômico com práticas ambientalmente corretas”, celebra Aldinir Nascimento, diretor de Operações da MD Papéis.

Certificados e sistema I-REC

Os Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) ajudam a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa associadas ao consumo de eletricidade, conhecidas como emissões de Escopo 2, representando 1 megawatt de energia renovável gerada. Além de garantir a origem limpa da energia utilizada pelas empresas e de compensar as emissões de gases de efeito estufa, os I-RECs incentivam a produção de energia renovável e promovem a responsabilidade socioambiental.

No Brasil, a emissão dos certificados I-REC é realizada pelo Instituto Totum, entidade cadastrada no sistema I-REC, também conhecido como International REC Standard. Trata-se de um sistema de rastreamento e de contabilidade de carbono padronizado, de acordo com as regras e práticas do Código I-REC, utilizado mundialmente, o que permite implementação global para a certificação de energia renovável. O sistema I-REC permite que as empresas rastreiem os atributos da energia renovável desde o ponto de geração até o consumo final, o que é imprescindível para atender a exigências governamentais e alcançar metas corporativas de sustentabilidade alinhadas aos princípios ambientais, sociais e de governança e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU.
Fonte: TGB Comunicação