Demanda por conveniência vai impulsionar o crescimento global do mercado de embalagens flexíveis
As mudanças no estilo de vida dos consumidores e a consequente demanda por produtos que oferecem conveniência estão contribuindo para o uso crescente de embalagens flexíveis, substituindo os formatos tradicionais, como frascos de vidro e latas de metal.
O último estudo do Smithers Pira O Futuro da Embalagem Flexível até 2022 prevê que este mercado cresça durante 2017-2022 a uma taxa anual de 4,1%, atingindo 33,5 milhões de toneladas. O consumo global de embalagens flexíveis para consumidores é de 27,4 milhões de toneladas em 2017 e as vendas totais de embalagens flexíveis (consumidor e industrial) são avaliadas em US$ 229 bilhões em 2017 e deverão saltar para US$ 282,6 bilhões até 2022.
As embalagens flexíveis oferecem várias vantagens, incluindo prateleira prolongada, melhor economia de custo, menor peso do pacote e economia de custos de frete. As soluções de embalagens flexíveis de várias camadas, incluindo películas metalizadas, devem ser adotadas em muitos setores de utilização final diferentes. Embalagens retort de alimentos e embalagens farmacêuticas são mercados em crescimento, por exemplo, para filmes de deposição transparentes PET, enquanto que os filmes de alta barreira são usados em embalagens case-ready e atmosfera modificada. A crescente demanda dos principais varejistas por uma vida útil prolongada e dos consumidores por produtos de conveniência estão direcionando as vendas de filmes de embalagens barreira. Outras tendências incluem o uso crescente de embalagens sustentáveis produzidas com polímeros biodegradáveis, materiais bio-derivados e plásticos reciclados, e medição de filmes para redução de custos.
Segundo David Platt, autor do estudo, isso mostra como os desenvolvimentos tecnológicos também estão apoiando o crescimento do mercado de embalagens flexíveis. Os pouches, particularmente o stand-up pouches, representam a categoria de produto que mais cresce no mercado de embalagens flexíveis. Os fabricantes de equipamentos estão fornecendo máquinas capazes de velocidades de produção mais rápidas, maior versatilidade e melhores técnicas de vedação, o que melhora a posição competitiva destas embalagens em relação aos formatos alternativos.
Os conversores continuam a desenvolver novos produtos, abrindo assim novas oportunidades de varejo para as embalagens flexíveis. Diferentes funcionalidades e formatos criativos de pouches, por exemplo, oferecem uma diferenciação, que permite destacar um produto na prateleira.
A demanda de embalagens flexíveis, como a maioria dos outros mercados, é influenciada pelo ciclo econômico. As perspectivas para o crescimento do mercado de embalagens flexíveis provavelmente serão influenciadas negativamente pela expectativa de crescimento econômico global moderado durante o período de cinco anos até 2022. As economias emergentes e em desenvolvimento deverão crescer duas vezes mais que os países avançados e oferecer as melhores perspectivas para o crescimento do mercado de embalagens flexíveis.
Fonte: Smithers Pira