Minas Gerais ganha posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Foi inaugurado no CEASAMINAS – Contagem (MG) – um novo posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas do Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa que reúne fabricantes, distribuidores, agricultores e poder público.

A cerimônia, realizada dia 08/06, contou com a presença do secretário da Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes; do presidente da ARDAVPR, Jaeder Santana Soares; do presidente da CEASAMINAS – Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A. Luciano José de Oliveira; do presidente da APHCEMG – Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das CEASAS do Estado de Minas, Ladislau Jeronimo de Melo e do gerente de operações do inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens, Antonio Carlos Amaral.

Gerida pela ARDAVPR – Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas do Vale Paraopeba e Região, a unidade tem 100 m2 de área construída e poderá receber mais de 4 toneladas/mês de material, que será encaminhado para processamento na central de São Joaquim de Bicas (MG).

Devido à sua localização estratégica, no CEASAMINAS, o posto otimizará o tempo dos produtores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, composta por 34 municípios.  A nova unidade permitirá que os agricultores devolvam as embalagens vazias de defensivos no mesmo lugar de entrega de sua produção agrícola, gerando economia de tempo e combustível. “Antes da inauguração, o produtor chegava a rodar até 100 km para deixar seus produtos no CEASA, devolver as embalagens na central de São Joaquim de Bicas e retornar à propriedade, dependendo de sua localização. Isso podia levar até 3 horas do seu dia de trabalho”, explica o presidente da ARDAVPR, Jaeder Santana Soares.

O posto, que entrará em operação assim que as licenças saírem, funcionará como uma extensão da Central de São Joaquim de Bicas, ficando responsável pelo recebimento e triagem por tipo de material (plástico), tamanho e cor. Depois de separadas, as embalagens seguem prontas para serem processadas na Central, onde são colocadas diretamente na prensa. “Com a primeira etapa sendo feita no posto, a equipe da Central poderá se dedicar a outras atividades, aumentando sua produtividade”, destaca Antonio Carlos Amaral, gerente de operações do InpEV, entidade gestora do Sistema Campo Limpo.

De acordo com Amaral, a inauguração ampliará ainda mais a malha de recebimento de embalagens de Minas Gerais, chegando a 9 unidades nas regiões estratégicas do estado. “Minas Gerais responde por 7% do total de embalagens destinadas corretamente no Brasil, que em 2021 foi de cerca de 53,5 mil toneladas”.

A implantação do posto de recebimento segue as normas da Lei nº 9.974/00, que disciplinou a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas e estabeleceu responsabilidades compartilhadas entre indústria, canais de distribuição, agricultores e poder público.

De acordo com a lei, cabe ao setor de comercialização indicar ao agricultor, na nota fiscal de venda, o local onde as embalagens vazias devem ser devolvidas. A lei estabelece também que a indústria fabricante deve se responsabilizar pela logística reversa e destinação final ambientalmente correta, o que acontece por meio do inpEV.

Posto de recebimento CEASAMINAS

Endereço: Rodovia BR 040 – KM 688 – Contagem (MG)

Fonte: Hill + Knowlton Brasil