A Mintel, principal agência de inteligência de mercado do mundo, anuncia as quatro tendências que vão impactar o mercado global de beleza e cuidados pessoais em 2018.
” A biotecnologia, juntamente com o ressurgimento da valorização da sabedoria local, ajudará as marcas a enfrentarem os desafios criados pelas questões ambientais.
” Como os consumidores estão criando, ao redor do mundo, suas próprias definições de beleza que vão além de fatores ligados à idade, gênero e tipo de corpo, as marcas que tentarem atrair as “massas” vão perder o fio da meada.
” Os consumidores de produtos de beleza não procuram somente parecer bem, mas querem também se sentir bem, indo além das logomarcas e investindo em marcas com personalidade e com propósito para realizarem boas ações.
” As marcas de beleza estarão observando cada movimento do consumidor, já que a tecnologia digital permite uma customização da experiência de compras nunca vista antes.
De olho no futuro, a especialista sênior de Inovação e Insights, Beleza e Cuidados Pessoais, Sarah Jindal, discute as principais tendências que irão influenciar o setor de beleza e cuidados pessoais em todo o mundo, incluindo implicações para consumidores, marcas e fabricantes.
Brincando de Mãe Natureza
O conceito de ingredientes de beleza naturais está se expandindo em um mundo de constante mudanças; as marcas vão ajudar a Mãe Natureza incorporando abordagens locais e desenvolvimentos em biotecnologia.
Com as exigências crescentes dos consumidores e as mudanças climáticas em todo o mundo, a abordagem da indústria de beleza e cuidados pessoais para ingredientes naturais e sustentáveis deve se adaptar a um novo cenário. Uma mudança para se tornar mais “local” em termos de fontes de ingredientes criará oportunidades para que os consumidores protejam e preservem recursos na área em que vivem. Neste ano, as possibilidades de criar ingredientes seguros por meio da ciência, que não causem alergias, puros e eficazes podem substituir a colheita de ingredientes naturais. O abastecimento e a produção local de ingredientes vão se tornar essenciais nos próximos anos, fortalecendo a ideia do orgulho local – não apenas entre marcas e fabricantes, mas também entre os consumidores.
Minha Beleza, Minhas Regras
As marcas vão deixar de se destinar aos consumidores baseadas em idade, gênero ou tipo de corpo à medida que os consumidores exigem cada vez mais uma beleza personalizada de acordo com suas questões individuais.
No passado, as marcas tinham o controle absoluto sobre o que definia o conceito de beleza. Entretanto, os padrões de beleza com base em idade, gênero, pele, cabelo e tipo de corpo estão mudando, já que os consumidores de hoje controlam a forma como a beleza é determinada. Essa noção, sempre em evolução, observará a remoção de rótulos que se baseiam em características simples e transformará a maneira como os consumidores observam seus tipos de pele, cabelos e corpo. Em 2018 e nos anos que virão a seguir, os consumidores de beleza exigirão que suas necessidades individuais sejam correspondidas com novas opções ou customizações. As marcas irão abranger a inclusão e abordar preocupações de beleza individuais que resultarão em mais customização e personalização de produtos.
Foco da Campanha
Apenas vender um ótimo produto de beleza já não será suficiente; as marcas devem ter personalidade e propósito de acordo com a opinião dos consumidores para os conquistar.
Os consumidores são tão apaixonados pelo valor que uma marca e produto podem lhes trazer quanto pela própria qualidade do produto. A obrigação cai agora sobre as marcas que podem impressionar os consumidores com uma personalidade humana que seja confiável, agradável e sincera. Em 2018 e nos anos seguintes, haverá um foco no financiamento de projetos educacionais em vez da simples doação de dinheiro à caridade. Ao mesmo tempo, as questões ambientais e éticas estarão na vanguarda, já que Millennials e representantes da Geração Z colocam maior ênfase no mundo ao seu redor. Agora, mais do que nunca, é imperativo que as iniciativas vão além da responsabilidade social corporativa e realmente devolvam benefícios à sociedade.
Detetive Particular
A tecnologia digital seguirá os consumidores por todos os lados, influenciando suas compras de produtos e os ajudando a navegar as complexidades do corredor de beleza.
A tecnologia digital tornará as compras mais pessoais em 2018. Com tantos produtos nas prateleiras, os consumidores, pressionados pelo tempo, precisam de uma experiência de compra mais intuitiva. A nova tecnologia pode interpretar as expressões faciais e os movimentos oculares dos consumidores para determinar suas preferências de produtos e oferecer ajuda, tanto em loja física quanto na internet. Nos próximos anos, o uso comercial de dados biométricos deve prolongar-se além do rastreamento do movimento dos olhos, pois a frequência cardíaca, a linguagem corporal e a fala vão se tornar cada vez mais importantes para uma avaliação mais completa das preferências dos consumidores. A ideia de mídia social, meramente para interação entre pessoas, é algo do passado, já que as empresas transformam essas interações online em oportunidades de compras.
Sarah Jindal, especialista sênior em Inovação e Insights, Beleza e Cuidados Pessoais, na Mintel, afirma:
“A Mintel prevê que o mercado de beleza e cuidados pessoais passará por uma mudança marcante em 2018. Neste ano e nos próximos, o setor de beleza irá atender à conflituosa demanda do consumidor “sedento por elementos naturais”, em uma época em que os recursos estão diminuindo. E será através do aproveitamento das vantagens oferecidas pela biotecnologia que uma nova geração de produtos naturais aprimorados será criada. Enquanto isso, a personalização deve alcançar novos níveis à medida que as marcas se esforçam para abranger a inclusão total. No que se refere à ética, será imperativo que as marcas tenham uma personalidade genuína e um ponto de vista que comunique claramente seu posicionamento. Complementando, os desenvolvimentos no campo do monitoramento biométrico possibilitarão que as marcas gerem uma personalização totalmente inovadora da experiência de compra.”
Fonte: Assessoria de imprensa da Mintel