Close

Mombora e eureciclo em prol do consumo sustentável

No último ano, o setor de alimentos foi responsável por reciclar mais de 107 mil toneladas de embalagens junto à eureciclo, maior operadora  de logística reversa do país, que possui a missão de elevar as taxas de reciclagem do mercado. Hoje, as empresas do segmento, correspondem a 32% do total da base de clientes da empresa, que  conta com a  Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro.

 

Com o selo eureciclo de compensação ambiental aplicado em suas embalagens, a foodtech atribui visibilidade a cadeia de reciclagem, a fim de promover entre os consumidores uma revolução sustentável, com confiabilidade e segurança. As marcas que o utilizam comprovam seu alinhamento ao trabalho de reciclagem e contribuem para evitar impactos negativos ao meio ambiente, fazendo a compensação de pelo menos 22% do volume total de embalagens vendidas, que no caso da Mombora é de 100%.

 

“Temos na Mombora valores claros de responsabilidade ambiental e respeito às florestas, transmitindo aos nossos consumidores estes ideais por meio das nossas ações e investindo cada vez mais em um modelo de produção consciente”, afirma João Pedro Solano, CEO da Mombora.

 

A foodtech é, atualmente, a única em seu mercado com aposta 100% natural, com o diferencial de promover a biodiversidade, incentivar a regeneração das florestas, cuidar do meio ambiente e investir nas melhores práticas em toda cadeia, atribuindo valor às frutas típicas do país para suas produções e apoio a agricultura familiar.

 

“Quando uma marca importante como a Mombora faz a compensação ambiental de um volume superior ao que é exigido pela lei, ela reforça o seu compromisso com o planeta e com as pessoas, e inspira mais empresas a fazerem o mesmo. Isso acaba influenciando positivamente todo o ecossistema”, explica Juliana Bonato,  desenvolvedora de negócios da eureciclo.

 

Como funciona
No caso da Mombora, o selo eureciclo informa e garante que a marca vai além da obrigação legal e compensa toda a emissão de embalagens, anulando o impacto da sua atuação na natureza. A certificação garante o rastreamento do processo de reciclagem, por meio de uma plataforma tecnológica, garantindo que não haja inconsistências.

 

O modelo utilizado é a compensação ambiental, uma das alternativas para viabilizar a logística reversa, considerando a dimensão do território brasileiro, que dificulta a recuperação das embalagens próprias. Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, as empresas de bens de consumo, remuneram as centrais de triagem (cooperativas e operadores) pelo serviço ambiental prestado e recebem os Certificados de Reciclagem como forma de comprovação legal.

 

É um mecanismo financeiro que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentiva a cadeia de reciclagem de materiais complexos e oferece sustentabilidade financeira para o setor.

 

Fonte: Agência ecomunica