A Mondi, líder global de embalagens de papel sustentáveis, colaborou com a Proquimia no lançamento de stand-up pouches de papel para pastilhas de máquina de lavar louça na Espanha e Portugal. A avaliação de “product impact asessment” da Mondi indica que a nova solução diminuiu de forma significativa as emissões de CO2 do princípio ao fim do ciclo (“cradle to gate”) em comparação com a solução de plástico anterior[1].
As stand-up pouches flexíveis têm capacidade para 20 pastilhas de máquina de lavar louça solúveis em água. Criada utilizando o papel 95/5 com barreira funcional re/cycle da Mondi, a nova solução é uma alternativa com base em papel para substituir a solução de plástico anteriormente utilizada.
A embalagem pode ser facilmente aberta e fechada através de um zíper na parte superior e protege as pastilhas de forma segura, mantendo-se facilmente na vertical e oferecendo excelente propriedades de impressão, o que significa que o resultado é atrativa e comunica bem a informação da marca e do produto na prateleira.
Como parte da carteira re/cycle da Mondi, as stand-up pouches de papel são concebidas para responderem aos requisitos de reciclabilidade em Espanha e Portugal. Toda a solução de embalagem, incluindo o zíper, contém mais de 85% de papel, o que significa que a embalagem pode ser convenientemente descartada pelo consumidor final nos canais de reciclagem em ambos os países.
A stand-up pouch re/cycle de papel é fabricada internamente na Mondi: primeiro, o papel kraft é fabricado a partir de fibras obtidas de forma responsável, depois é revestido para oferecer as propriedades de barreira necessárias para proteger as pastilhas no seu interior e, por fim, é impresso, cortado e convertido numa embalagem final, pronta para enchimento e selagem.
A Mondi e a Proquimia colaboraram para desenvolverem esta solução inovadora, que ajuda ambas as empresas a prosseguir os seus próprios objetivos de sustentabilidade. Alessandro D’Agostino, Gestor de Desenvolvimento de Negócio de Produtos para lar e cuidado pessoal na Mondi afirma: “Os consumidores na Europa estão optando por marcas para o lar que adotaram uma solução de embalagem mais sustentável. Ao colaborarmos de perto com os nossos clientes, pretendemos equilibrar a eficiência de recursos com o menor impacto ambiental possível, respondendo às exigências dos nossos clientes e, igualmente, às dos seus consumidores finais. De acordo com os nossos compromissos MAP2030, a Mondi trabalha ativamente na criação de soluções de embalagem que mantêm em circulação as valiosas matérias-primas.”
Cristina Arola Vilella, Gestora de Embalagem na Proquimia, afirma: “O objetivo em longo prazo é introduzir embalagens recicláveis em toda a nossa carteira e a Mondi é o parceiro ideal para nos ajudar a consegui-lo, mantendo os elevados padrões de qualidade que os nossos clientes esperam. Esta colaboração fortalece o compromisso da Proquimia para com a sustentabilidade, um valor que defendemos desde o início: estamos ansiosos por desenvolver a nossa relação de trabalho com a Mondi.”
[1] O ‘Product Impact Assessment’ compara as bolsas típicas verticais tipo stand-up mono-PE (37% PCR) com as bolsas verticais tipo stand-up com base em papel da Mondi (FBP 95/5) (fim de vida EU27).
Fonte: EMG e foto: Mondi