A Aquapak Polymers Ltd, desenvolvedora do Hydropol™, um polímero único que é solúvel e não tóxico para a vida marinha, anunciou uma nova colaboração com a Maxim e a N Brown, a plataforma de varejo inclusiva proprietária das marcas JD Williams, Jacamo e Simply Be. O Hydropol™ pode ser usado como uma alternativa ao plástico convencional em diversas aplicações de embalagens, pois oferece a mesma funcionalidade e desempenho, mas sem os problemas ambientais associados.
A varejista começará a implementar as embalagens Polymax™, alimentadas por Hydropol™, para suas sacolas de roupas de marca própria da N Brown a partir de novembro. O objetivo é reduzir o desperdício de plástico e simplificar o processo de reciclagem, tornando-se a maior usuária online do Reino Unido dessa tecnologia de embalagem ecologicamente correta no setor de moda.
Diferentemente dos filmes plásticos tradicionais, as sacolas de roupas feitas com Hydropol™ podem ser recicladas junto com papel, plástico, metal ou alimentos, sem risco de contaminação. Os consumidores podem descartá-las nas lixeiras de reciclagem, onde se dissolvem de forma segura no processo de reciclagem, sem causar danos ao meio ambiente ou interferir na reciclagem. Elas também podem ser jogadas em lixeiras comuns, onde biodegradarão de forma segura, ou até mesmo dissolvidas completamente em água morna com sabão e eliminadas pela pia, sem deixar microplásticos prejudiciais.
Além de oferecer aos clientes da N Brown uma maneira mais fácil e sustentável de descartar suas embalagens, a mudança para a embalagem Polymax™ com Hydropol™ terá um impacto significativo na redução de plástico utilizado nas operações da empresa. Espera-se que o uso de plástico seja reduzido em quase metade (44%) assim que a nova embalagem seja totalmente adotada para todos os produtos de marca própria.
Se essa tecnologia fosse usada para todas as embalagens de roupas, estima-se que cerca de 25 milhões de toneladas de embalagens convencionais e de difícil reciclagem poderiam ser evitadas de entrar no meio ambiente a cada ano.
Mark Lapping, CEO da Aquapak Polymers, afirmou: “O Hydropol™ oferece aos varejistas de moda a oportunidade de reinventar as embalagens como as conhecemos. A N Brown quase reduzirá pela metade o uso de plástico convencional ao adotar as novas sacolas que oferecem proteção ideal para roupas e mercadorias, sem prejudicar o meio ambiente. Esperamos que outros varejistas e proprietários de marcas tomem medidas semelhantes para atender às necessidades de clientes, acionistas e demais partes interessadas, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente a disseminação da poluição por plástico e melhoram suas credenciais de sustentabilidade.”
Sarah Welsh, CEO de varejo do N Brown Group, declarou: “Reduzir nosso impacto ambiental, enquanto garantimos uma experiência de produto de alta qualidade para nossos clientes, é algo que levamos muito a sério. Embalagens sempre foram uma área-chave de inovação para nós, pois representam uma parcela significativa do plástico utilizado em nossas operações. O Polymax™ alimentado por Hydropol™ é um produto realmente empolgante que nos permite embalar nossas roupas de forma eficaz, sem o uso de plástico convencional, e oferece aos nossos clientes múltiplas opções fáceis e ambientalmente amigáveis de descarte. Essa nova embalagem vai nos permitir reduzir nosso uso de plástico em 44%, sem comprometer a qualidade de nossas embalagens. Estamos animados para que nossos clientes comecem a receber alguns produtos de marca própria nessa nova embalagem neste outono, com o objetivo de atingir 100% dos produtos até o final de 2025.”
Tom Wielicki, da Maxim, comentou: “Estamos extremamente empolgados que o N Brown Group se tornará o maior varejista do Reino Unido a usar a embalagem Polymax® alimentada por Hydropol™ para seus produtos. Acreditamos que essa é a solução para o problema do plástico convencional de uso único no setor de embalagens de moda, e nos orgulhamos do fato de que essa tecnologia é totalmente reciclável, biodegradável e solúvel em água. Esperamos que outros grandes varejistas no Reino Unido sigam o exemplo da N Brown, escolhendo um futuro mais sustentável para a entrega de roupas.”
Fonte: Anderson Consultancy