Num país como o Brasil, com dimensões continentais aliadas a uma grande compleidade logística, garantir que os produtos da cesta básica cheguem intactos até os locais mais remotos, se torna cada vez mais relevante. Por isso, uma embalagem de alta resistência é fundamental para reduzir as perdas no envase e transporte, e garantir que produtos, como o arroz, cheguem até a mesa dos brasileiros.
Foi exatamente para suprir esta demanda de mercado que a Videplast, com apoio da Dow, desenvolveu o Filme VP 30 para embalagens de arroz, elaborado com resinas de alto desempenho, que garantem maior integridade física, pois são duas vezes mais resistentes ao impacto e não rompem.
Alguns dos testes iniciais já mostraram uma performance muito superior aos padrões existentes no mercado hoje em dia. “Investimos muito em inovação e em colaboração, pois acreditamos ser o caminho correto para encontrar soluções que beneficiem toda a cadeia. Em conversas com a Videplast percebemos que o mercado de arroz tinha uma demanda por soluções que protegessem mais o produto e, ao mesmo tempo, aumentassem a produtividade. Os resultados e a aceitação do Filme VP 30 é a prova de que o trabalho em conjunto traz soluções inovadoras”, Marcus Carvalho gerente de Marketing para Alimentos e Embalagens de Especialidades para América Latina da Dow.
Além de proteger o alimento, o filme também possui outros três diferenciais que são fundamentais para o produtor.
Primeiro, uma bobina de Filme VP 30 aumenta a produtividade para o produtor de arroz, pois envasa até 36% mais pacotes de arroz e permite que a máquina trabalhe com maior rapidez. Além do destaque para a venda por metro de filme ao invés de quilo, o que contribui para evitar desperdícios. Testes promovidos no Pack Studios da Dow, em Jundiaí (SP), mostram que a bobina de 50kg do Filme VP 30 possui 1.594 metros, que são suficientes para produzir 3.935 pacotes de arroz de 5kg. Já a mesma bobina de 50kg de filme comum possui 1.169 metros e embala 2.886 pacotes de 5kg de arroz.
Além disso, a embalagem é uma importante ferramenta de marketing – muitas vezes a única ferramenta – para as marcas. Por isso, o Filme VP 30 proporciona maior transparência, brilho e melhor qualidade na impressão, que são importantes aspectos para diferenciação no ponto de venda. Por fim, o filme possui uma alta resistência, evitando que os grãos de arroz “marquem” o filme e prejudiquem a disposição em gondola.
A Videplast já possui vários clientes que estão embalando arroz com o Filme VP 30 e a intenção é, no futuro, ampliar o uso do filme para outros cereais produzidos em empacotamento automático. “Os clientes percebem os benefícios de um filme de alta performance no momento de envasar seus produtos e estão contentes com os resultados. E para nós é muito importante investir em parcerias para trazer cada vez mais soluções que atendam às necessidades do mercado, com qualidade, custos reduzidos e mais sustentáveis”, explica Geraldo Denardi, da Videplast.
Case de sucesso
A Solito, uma das maiores empresas de alimentos do estado de São Paulo, começou a utilizar o Filme VP 30 para suas embalagens de arroz em maio de 2017, e os resultados foram muito positivos. Dentre os problemas enfrentados pela Solito com os filmes anteriores, e que foi solucionado com o Filme VP 30, era a perda da mercadoria, e seus custos, causadas pelo rompimento dos pacotes no transporte. “A abertura das embalagens sempre trazia prejuízos pelo retrabalho em carregar novamente o caminhão com o produto para entrega, além do desgaste junto aos nossos clientes. O Filme VP 30 se apresentou bastante eficiente na selagem dos pacotes de arroz e também possui brilho e transparência, que são importantes para destacar o produto no ponto de venda”, explica Marcos Camargo, da Solito.
Fonte: In Press Porter Noveli