Novelis e ANCAT se unem à Fundação Dom Cabral para criar a plataforma “Pra>Frente – Se Liga, Recicla!”

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, e a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) se uniram à Fundação Dom Cabral e acabam de anunciar o lançamento do “Pra>Frente – Se Liga, Recicla!”, uma plataforma virtual de ensino à distância voltada para os catadores organizados em cooperativas, em associações, autônomos e avulsos. Com foco na capacitação desse público e formalização das cooperativas, o programa conta com aulas on-line que beneficiarão mais de 245 cooperativas e cerca de mil pessoas. O lançamento foi oficializado em um evento promovido nesta terça-feira (30) na nova sede da ANCAT, em São Paulo, que contou com a presença de representantes das três empresas, autoridades e os associados de organizações de catadores.
“Colaborar com a profissionalização das cooperativas e com a melhoria das condições de trabalho dos catadores é um compromisso alinhado com as diretrizes de responsabilidade social da Novelis. A tripla parceria reúne a expertise em educação da FDC com a articulação junto aos catadores/cooperados da ANCAT e o conhecimento do mercado de reciclagem da Novelis.”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.
“Para avanço da qualidade profissional e de vida dos catadores de materiais recicláveis, a ANCAT acredita na formação de parcerias, em especial, com outros atores do setor de reciclagem. E a produção dessa plataforma de treinamento é um exemplo disso. Um trabalho feito em conjunto com a Novelis, uma tradicional parceira da ANCAT, com a Fundação Dom Cabral, com grande experiência na área de educação. A utilização destas aulas para a capacitação dos catadores e catadoras pode trazer melhorias significativas na produção e na organização interna destas cooperativas”, afirma Roberto Rocha, presidente da ANCAT, ao destacar que a plataforma também pode ser acessada por catadores de materiais autônomos, integrantes de associações e avulsos.
A plataforma idealizada pela Novelis e pela ANCAT se utiliza da metodologia do “Pra>Frente Play”, uma iniciativa proprietária da Fundação Dom Cabral, desenvolvida com foco no comportamento empreendedor. Funciona como uma jornada de aprendizagem baseada em vídeos que combinam conteúdo e entretenimento no auxílio ao negócio do empreendedor popular.
“Por meio desta parceria com a Novelis e ANCAT, queremos reforçar a possibilidade de ampliar as oportunidades no setor por meio da educação. Com conteúdos que facilitam os negócios, o “Pra>Frente – Se liga, Recicla!” foi pensado exclusivamente para esta área, tão importante na economia brasileira”, comenta Ana Carolina Almeida, vice-presidente de Educação Social na Fundação Dom Cabral.
O conteúdo do programa aborda temas como cooperativismo, noções básicas de saúde e segurança, direitos e deveres em cooperativas e possibilidades de parcerias de negócios na cadeia produtiva de materiais recicláveis. O “Pra>Frente – Se liga, Recicla!” conta com quatro episódios, que fazem parte de uma série chamada “Juntos Somos Melhores”, composta por vídeos e atividades pedagógicas.
Segundo o Atlas Brasileiro da Reciclagem, em 2022, foram registradas 2018 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis em funcionamento no país.
Fonte: Edelman