A água é uma parte fundamental de nossas vidas, mas a água engarrafada pode representar um item diário obrigatório para alguns ou um deleite para outros. Muitos consumidores britânicos estão optando por beber água gratuita para reduzir os seus gastos com água engarrafada, e menos de um terço dos americanos, consomem água engarrafada premium. Parece que as condições econômicas mais restritivas levaram os consumidores a pensar duas vezes antes de beber água engarrafada.
Com as dificuldades econômicas, bem como a tendência do consumidor para a sustentabilidade, como foi o desempenho da indústria da água engarrafada em 2023? Junte-se à Mintel enquanto exploramos a indústria, as preferências dos consumidores e o futuro da indústria global de água engarrafada.
O que os consumidores de água engarrafada desejam
Água engarrafada no Reino Unido
No Reino Unido, o consumo de água engarrafada é dividido igualmente entre homens e mulheres, que normalmente bebem água engarrafada com a mesma frequência. No entanto, quando nos aprofundamos nos consumidores típicos de água engarrafada em termos de faixa etária, os consumidores mais jovens são muito mais propensos a beber água engarrafada do que os consumidores mais velhos. Três quartos dos britânicos com idades entre 16 e 19 anos bebem água engarrafada, em comparação com menos de um terço dos consumidores com 65 anos ou mais. Este número permaneceu o mesmo entre 2022 e 2023, o que sugere que, num nível consistente, os consumidores mais jovens tendem a beber mais água engarrafada do que os consumidores mais velhos.
Curiosamente, em todas as variedades de água engarrafada, o consumo diminui à medida que a demografia envelhece. Isso inclui água com e sem gás, bem como água com e sem sabor. Independentemente do sabor e da efervescência, os consumidores jovens são consumidores mais ávidos de água engarrafada do que os consumidores mais velhos no Reino Unido.
Isto pode ser explicado, em parte, pela percepção de segurança, que pode ser um fator chave de compra. Três vezes mais consumidores jovens do que consumidores mais velhos pensam que a água engarrafada é mais segura do que a água da torneira. Entretanto, cerca de dois terços de todos os consumidores acreditam que a água filtrada e a água engarrafada têm um sabor igualmente bom. Os consumidores dão importância à higiene e apreciam o sabor da água filtrada. As marcas podem aproveitar estas prioridades dos consumidores, despertando o interesse em produtos com filtros de água, que podem oferecer aos consumidores a higiene e o sabor desejados, juntamente com a conveniência e a sustentabilidade.
No entanto, à medida que a utilização de garrafas de água reutilizáveis diminui com o aumento de cada faixa etária, podemos ver que o consumo sustentável de água ainda é importante para os consumidores jovens – mas talvez as embalagens sustentáveis sejam mais preocupantes do que o abastecimento sustentável de água.
Água engarrafada nos EUA
Comparando o consumo de água engarrafada nos EUA com o do Reino Unido, a mesma divisão geracional não se traduz. Enquanto no Reino Unido existe uma disparidade geracional significativa no consumo de água engarrafada, nos EUA há uma variação inferior a 10% entre as faixas etárias. Existe uma maior disparidade geracional em relação a água com gás do que a água sem gás – 18% mais jovens bebem água com gás do que os consumidores mais velhos, enquanto há uma diferença insignificante de 2% no que diz respeito a água sem gás.
Assim, a idade dos consumidores parece ter menos impacto nos hábitos de consumo de água nos EUA do que no Reino Unido – mas o que influencia as decisões dos consumidores? Para a maioria, o fator chave para beber água tem a ver com a hidratação e não com a segurança. Comparando os consumidores americanos que valorizam a hidratação como um objetivo de saúde e que pensam que a água engarrafada é a opção de água potável mais segura, um terço a mais de consumidores valoriza a hidratação do que a água engarrafada por segurança. Além disso, quase três quartos dos consumidores americanos observaram que bebem água da torneira para poupar dinheiro, o que destaca a poupança como um fator-chave de tomada de decisão nos hábitos.
Tendências emergentes na indústria global de água engarrafada
Com a sustentabilidade representando uma tendência global, especialmente nas embalagens dos produtos, não será nenhuma surpresa para a maioria que uma grande tendência na indústria de água engarrafada em todo o mundo seja uma mudança para embalagens mais conscientes do clima. Para muitos produtores de água engarrafada, isso significa abandonar as garrafas e optar pelas latas. Isto faz parte de uma tendência de novos lançamentos em latas em vez de garrafas plásticas que tem estado em curso nos últimos dois anos e que continuou significativamente em 2023.
No Reino Unido, 60% dos consumidores concordaram que as garrafas de plástico são as embalagens de bebidas menos ecológicas, enquanto um terço concordou que as embalagens não plásticas são mais sustentáveis. Cerca de metade dos consumidores britânicos consideram que as embalagens sustentáveis são uma parte importante do design das embalagens de bebidas e, isto, tem feito os produtores de água engarrafada a abandonar as garrafas de plástico numa tentativa de conquistar um mercado sustentável.
Para aderir a esta tendência, as marcas podem incentivar e apoiar os consumidores nos seus esforços de reciclagem. Em 2022, a Evian em parceria com a Sainsbury’s lançou um programa de recompensa digital ‘Return4Reward’ de duas semanas. Os consumidores eram convidados a levarem suas garrafas e latas de Evian para serem recicladas em uma das lojas da rede no norte de Londres para participar de um sorteio para ganhar ingressos para a Final de Wimbledon de 2023. Este é um ótimo exemplo de marcas que reúnem valores do consumidor com uma estratégia de marketing.
No Reino Unido, a prioridade é a água sustentável e no resto do mundo? No Oriente Médio e na África, a categoria de água engarrafada com adição de vitaminas e minerais está prosperando, com mais lançamentos registrados do que em anos anteriores. Isto também é proeminente na América, onde quase metade dos consumidores desfruta de água engarrafada com benefícios nutricionais adicionais para melhor hidratação.
Na região da Ásia-Pacífico, os lançamentos sustentáveis também foram significativos em 2023. Embora as garrafas sejam, sem dúvida, a principal escolha de embalagem para água, os lançamentos de água enlatada triplicaram desde 2019. Normalmente associados à águas aromatizadas e com gás, há espaço para inovações em embalagens sustentáveis na Ásia .
Novos lançamentos de água engarrafada
Com a sustentabilidade e a nutrição adicional no centro dos lançamentos de novos produtos de água engarrafada em 2023, quem são os principais players?
No Equador, a Fakulti lançou uma água com gás com infusão de CBD que oferece benefícios de relaxamento, bem como hidratação e sabores frescos.
A marca australiana Helping Humans lançou águas aromatizadas que aumentam a imunidade e aproveitam ingredientes naturais como açafrão e equinácea.
No Reino Unido, a Amazon lançou uma garrafa de água mineral de 5 litros com preço razoável, que reduz o uso de embalagens plásticas e ao mesmo tempo oferece higiene da água engarrafada.
A Greenery Mineral Water da Tailândia oferece aos consumidores embalagens metálicas recicláveis com sua hidratação.
Nos últimos anos, a sustentabilidade levou as marcas a inovar no sentido de utilizar menos embalagens plásticas, por isso esperamos ver uma continuação de novos lançamentos apresentando estilos de embalagens alternativos e mais conservadores. É provável que isto inclua opções de água enlatada, bem como garrafas plásticas com peso reduzido e garrafas plásticas feitas de materiais reciclados.
Dado que os consumidores mais jovens tendem a ser os consumidores típicos de água engarrafada, em grande parte devido às preocupações de segurança e higiene, também poderemos ver as marcas capitalizarem a percepção da água engarrafada como mais segura do que a água da torneira. Isto pode ser exagerado com a tendência existente para a água engarrafada com adição de minerais e vitaminas. Se os produtos de água engarrafada puderem oferecer uma bebida limpa e nutritiva, então estarão visando às prioridades do consumidor.
Fonte: Mintel