Há vários anos, a Optima Management tem trabalhado em um extenso projeto de construção. Em 2016, a empresa adicionou uma área de montagem, em Steinbeisweg, na Alemanha, além de realizar uma renovação parcial dos escritórios e a integração do antigo edifício “Baumarkt”. As atualizações adicionais do escritório estão em fase de planejamento.
O ponto de partida para o novo centro de logística, no Solpark, é o início da segunda etapa do projeto da construção. No ano passado, vários departamentos foram centralizados e, no início de 2017, o novo departamento de gerenciamento de materiais foi fundado como uma empresa independente sob a gestão da Heiko Funk.
Um novo pavilhão e espaço para escritórios foram criados no Solpark. Nos últimos meses, em colaboração com sua equipe, Heiko Funk, diretor-geral da Optima Materials Management GmbH), Andreas Kettemann (supervisor de logística) e Matthias Dietz (supervisor da Optima Facility Management) deram o ponta pé inicial do projeto. Projetos de construção adicionais seguirão e estão em fase de planejamento.
“Por meio de um conceito de logística holística, estamos otimizando o trânsito entre as diferentes subsidiárias e o tempo de entrega de máquinas e peças sobressalentes em todo o mundo. Por exemplo, o tempo de transporte para itens de um local para outro, através da cidade, será reduzido em dois terços. A construção de um novo centro de logística inovador com um investimento total em dezenas de milhões é novamente um compromisso com a região”, explicou Hans Bühler, CEO da Optima.
Sistemas inovadores de armazenamento, locais de trabalho de ponta e eficiência de energia otimizada
O centro de logística ocupa uma área de aproximadamente 6.000 qm e foi inaugurado em janeiro de 2017. O espaço de armazenamento tem capacidade para 3.000 paletes e um armazém automático de peças pequenas para cerca de 60.000 peças. Rotas de transporte curtas para diferentes locais em Schwaebisch Hall criam um abastecimento eficiente nas áreas de montagem e, portanto, reduzem os gastos.
A nova instalação de gerenciamento de materiais será maior devido ao espaço adicional já considerado para expansões adicionais. A compra central, a gestão da qualidade, a segurança de qualidade, o serviço de alfândega, transporte e peças sobressalentes, bem como uma loja de serviços, serão conectados para reduzir os trânsitos longos no novo edifício. Rotas curtas garantem processos suaves e melhor comunicação dentro da empresa.
Espaços de trabalho de última geração, lounges para reuniões de projetos, uma área de restauração e um terraço no último piso que oferece conforto para os funcionários e lavatórios bem equipados completam o design do novo centro de logística.
O novo edifício com uso eficiente de energia, o chamado “Efficient House 55”, está conectado à rede de aquecimento urbano da cidade. O aquecimento e o arrefecimento dos escritórios e do corredor serão regulados através de um sistema de refrigeração do núcleo central através do piso. Um sistema fotovoltaíco será instalado no telhado do corredor. Pontos de estacionamento de bicicletas e conexões de E-mobile também são considerados.
Para a representação visual da nova localização, a Optima usa o Centro de Realidade Virtual na “Haus der Wirtschaft”. Os funcionários receberam uma visão completa do centro logístico e do equipamento, em julho de 2017, no Centro de Realidade Virtual.
O novo centro de logística é um passo importante para o crescimento da Optima em um mercado global.
Fonte: Optima