O maior evento do varejo é uma oportunidade para lançar produtos, fazer negócios e ensinar como proporcionar experiência ao consumidor. E todo varejista sabe que o movimento de bem-estar e saudabilidade é um caminho sem volta. Só o setor de orgânicos movimentou R$ 4 bi em 2018.
Como inserir os ingredientes orgânicos no dia a dia? Como identificar um produto orgânico? Como montar um nicho saudável num supermercado, empório ou restaurante? As respostas estão no espaço Orgânicos em Movimento, que o Organis promove na Apas Show 2019 com 35 empresas, que apresentam mais de 400 produtos e 50 lançamentos. O layout do estande mostra um mix completo para proporcionar a melhor experiência ao consumidor; para tirar dúvidas, as certificadoras explicam tudo sobre rastreamento e a certificação; tem ainda uma chef de cozinha que ensina receitas com ingredientes orgânicos e naturais, promovendo segurança alimentar.
“O consumidor consciente hoje assiste com bons olhos à invasão crescente dos orgânicos processados nas gôndolas dos supermercados. Mas ele espera o próximo movimento, que se dará no âmbito do FLV orgânico. Este é o grande desafio. O setor supermercadista terá que cuidar localmente das questões operacionais e logísticas. Mas, principalmente, precisará atuar no desenvolvimento de fornecedores e na consolidação de boas parcerias comerciais e institucionais. Os produtores orgânicos, por sua vez, terão que investir na profissionalização da gestão, para assegurar qualidade, regularidade e volumes compatíveis. Mas, principalmente, terão que assumir uma postura de autênticos parceiros comercias, reconhecendo seu papel e suas responsabilidades dentro da cadeia de fornecimento do varejo”, explica Cobi Cruz, diretor do Organis – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável.
Tem muito espaço para crescer no mercado de orgânicos. Segundo pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Org
anis), de 2017, 84% querem consumir mais produtos orgânicos. Ótima oportunidade para a estrategia dos supermercados, pois 64% dos consumidores compram orgânicos no supermercado.
“O consumidor consciente hoje assiste com bons olhos à invasão crescente dos orgânicos processados nas gôndolas dos supermercados. Mas ele espera o próximo movimento, que se dará no âmbito do FLV orgânico. Este é o grande desafio. O setor supermercadista terá que cuidar localmente das questões operacionais e logísticas. Mas, principalmente, precisará atuar no desenvolvimento de fornecedores e na consolidação de boas parcerias comerciais e institucionais”, provoca o diretor do Organis, Cobi Cruz.
Orgânicos em números
A evolução da performance dos mercados interno e externo de orgânicos mostram que o crescimento se mantém em dois dígitos, inclusive no mercado internacional, que começou a ser aferido em 2005 com as empresas associadas ao Programa Organics Brasil, que virou referência mundial na representatividade do setor brasileiro de orgânicos.
ANO | FATURAMENTO MERCADO INTERNO | ANO | EXPORTAÇÕES EM MILHÕES DE DÓLARES | |
2010 | R$ 500mi | 2005 | 9,5 | |
2011 | R$ 700 mi | 2006 | 15 | |
2012 | R$ 1,5 bi | 2007 | 21 | |
2013 | R$ 2 bi | 2008 | 58 | |
2014 | R$ 2,2 bi | 2009 | 44,3 | |
2015 | R$2,5 bilhões | 2010 | 107 | |
2016 | R$ 3 bi | 2011 | 82,4 | |
2017 | R$ 3,5 bi | 2012 | 129,5 | |
2018 | R$ 4 bi | 2013 | 130 | |
2014 | 136 | |||
2015 | 160 | |||
2016 | 145 | |||
2017 | 150 | |||
2018 | 180 |
Orgânicos em Movimento
No espaço conceito, a chef Alê Lembo, especializada em gastronomia saudável e radicada em Campinas e formação no curso do Cordon Blue de Paris, adota um cardápio para o día a día com ingredientes orgânicos, naturais ou sustentáveis. Diariamente, ela vai ensinar receitas fáceis e práticas com ingredientes orgânicos. Enquanto isso, as empresas vão fazer degustação permanente de seus productos, um verdadeiro festival sensorial para o visitante da Apas Show.
Espaço Orgânicos em Movimento
ORGANIS – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável
APAS Show 2019 – Pavilhão Branco Rua F/G 13
Fonte: Vera Moreira Comunicação