A Owens Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, e a maior recicladora do material, está em constante busca de iniciativas para incrementar o conteúdo reciclado das embalagens de vidro produzidas. Com o intuito de concentrar esforços e unir demais elos do setor que possam ajudar nessa jornada, a empresa criou o seu Departamento de Economia Circular e está planejando investimentos estruturantes em diversas partes da cadeia produtiva.
A O-I trabalha com a meta de atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030 e o principal desafio para se atingir esse objetivo está na necessidade de transformar toda a cadeia, a fim de que o material chegue as recicladoras sem contaminantes e de que não seja desviado para aterros, o que requer uma união de forças de todos os elos da cadeia, do berço ao berço.
“Acreditamos que responsabilidade compartilhada gera prosperidade coletiva. Para endereçar este enorme desafio social, precisamos realizar conexões entre marcas, outros materiais, agentes de reciclagem, entidades, startups e todos os potenciais parceiros”, diz Alexandre Macário, especialista no desenvolvimento da cadeia de reciclagem de vidro e líder do novo Departamento de Economia Circular da O-I.
“Para que a estratégia total de economia circular funcione, é necessário fomentar modelos de negócio circulares que possam efetivamente recuperar capital e agregar valor a todos os entes da cadeia”, acrescenta o executivo.
O vidro já nasceu circular, pois é um mono material perpétuo, ou seja, uma vez produzido, pode ser reciclado infinitamente sem perda de valor ou características técnicas. A cada 1 tonelada de vidro reciclado, se economiza 1,2 toneladas de recursos naturais, e a cada 6 toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir uma tonelada de CO2, proporcionando benefícios para o meio ambiente e a sociedade.
Devido a sua importância tecnológica, científica, cultural e econômica, o Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2022 o Ano Internacional do Vidro. A iniciativa vem motivando diversos atores sociais a se engajarem ainda mais na causa da reciclagem, que é um desafio pelos múltiplos processos envolvidos, desde a conscientização da população para a separação de resíduos até a logística em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Fonte: Ketchum