Close

Owens-Illinois destaca inovações em embalagens de vidro para o mercado de drinques prontos

O mercado de drinques prontos (RTD – Ready to Drink) está em constante crescimento, impulsionado pela busca por praticidade e experiências diferenciadas por parte dos consumidores. Atenta a esse segmento, a Owens-Illinois, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, oferece soluções inovadoras em garrafas de vidro que proporcionam diversos benefícios para as marcas de bebidas e para os consumidores.

A embalagem é um dos principais pontos para manter a conexão com os consumidores do segmento RTD. A volumetria é a protagonista do setor de drinques prontos. Ela varia entre 269 ml e 300 ml, possibilitando ao consumidor experimentar diversos sabores. O material da embalagem é outra característica relevante pois os RTDs costumam ser saborizados e, muitas vezes, utilizam ingredientes naturais. Nesse contexto, o vidro se destaca porque, por ser inerte, preserva o sabor da bebida envasada e garante uma boa experiência sensorial ao consumidor. O vidro também protege o produto da luz e do oxigênio, evitando alterações na cor, no aroma e no sabor do drinque.

Versáteis, as garrafas de vidro oferecem uma ampla variedade de formatos e cores. “Nesse quesito, o vidro permite a criação de designs exclusivos, com formatos únicos, podendo ser colorido, rotulado, decorado e ter relevo, com diferentes opções de fechamento, atendendo às demandas do público”, explica Raíssa Manzoli, Especialista da Categoria de Bebidas Alcoólicas na O-I Americas South.

A categoria de RTD promoveu as mais recentes inovações na indústria do vidro. “Foi com essa categoria que nasceram os formatos mais disruptivos, o vidro colorido, diferentes tipos de tampas, além de características já conhecidas, como a gravação em relevo e a serigrafia. Acreditamos que ainda há muito a explorar pelas marcas pois o público desse segmento é ávido por novidades e a O-I segue investindo em tecnologia para desenvolver novas cores e otimizar o peso das garrafas, por exemplo”, acrescenta Raíssa.

A sustentabilidade é outro fator crucial para o consumidor de drinques prontos e o vidro é um material 100% reciclável, que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perda de suas propriedades durante o processo. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado, pelo conceito definido no Protocolo de Quioto. E, a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m3 em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e carbonato de sódio.

Fonte: Ketchum