No mês de agosto, celebra-se o Dia Mundial da Cerveja, e a Owens-Illinois, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, reforça seu compromisso com a indústria cervejeira, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis que valorizam a qualidade da bebida.
“O segmento de cerveja vem passando por transformações significativas ao longo dos últimos anos, estimulado, principalmente, por mudanças nos hábitos de consumo, diversificação de produtos, avanços tecnológicos e pela conscientização do consumidor das questões ambientais e sustentáveis. E nós, da O-I, acompanhamos atentamente esse cenário para atender às demandas do setor com a vantagem de o nosso produto ser totalmente reciclável, uma vez que as embalagens de vidro pós-consumo podem ser recolhidas e reaproveitadas no processo de produção de novas embalagens”, explica Leonel Liwsky, diretor de Marketing e Vendas da O-I.
Embalagem de vidro x cerveja
A garrafa de vidro é ideal para o envase da cerveja, protegendo seu sabor, seu aroma e sua cor – o que garante uma experiência sensorial única aos apreciadores da bebida. “Além disso, vale destacar a versatilidade da embalagem de vidro, uma vez que podemos produzi-la em diferentes formatos, tamanhos e cores, permitindo que cada marca de cerveja personalize seu produto para ofertar ao mercado”, acrescenta Leonel.
A inovação é outro aspecto importante para a O-I. A empresa investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para criar soluções diferenciadas para o mercado cervejeiro. Soma-se a isso o aspecto de sustentabilidade pois o vidro é um material 100% reciclável, que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado, pelo conceito definido no Protocolo de Quioto. E, a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m3 em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e carbonato de sódio.
“Estamos comprometidos com a construção de um futuro mais sustentável, promovendo a economia circular com a coleta de embalagens de vidro pós-consumo, reaproveitando-as na fabricação de novas embalagens. A empresa também adota iniciativas como a redução do consumo de energia e a otimização do uso da água, entre outras, buscando minimizar o uso de recursos naturais e contribuir para a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que se mantém antenada com o segmento cervejeiro, oferecendo soluções para os diferentes públicos consumidores da bebida”, finaliza Leonel.
Fonte: Ketchum