Close

Owens-Illinois inaugura ponto de coleta próximo à sua fábrica no Rio de Janeiro, em parceria com a startup Coletando

A Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, em continuidade de sua parceria com a Coletando – empresa de referência no mercado de logística reversa, inclusão de catadores e geração de renda – acaba de inaugurar mais um ponto de coleta, dessa vez situado próximo à sua fábrica, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo da parceria é captar vidro pós-consumo para reciclar e transformar em novas embalagens.
Por meio dessa parceria, a população realiza o descarte, no ponto de coleta, das embalagens pós-consumo limpas e separadas por tipo. A partir disso, a startup paga pelo material e garante um ciclo de utilização, reutilização ou reciclagem legítimo.
Esse pagamento funciona como cashback e varia de acordo com o tipo de material descartado pois é possível depositar no ponto de coleta outros materiais além de vidro, como plástico, papel/papelão e metais. Esses resíduos são direcionados para a Coletando, que dá a eles a correta destinação, estimulando a geração de renda.
O valor do cashback varia de acordo com o peso do material entregue. Quando a pessoa faz o cadastro, vai acumulando saldo em material entregue e recebe um cartão. Nas entregas seguintes, a pessoa recebe o pagamento, pelo cartão ou por pix, de acordo com o peso do material depositado.
“Estamos tendo uma experiência bastante positiva no ponto de coleta em São Paulo. Agora, temos a expectativa de obter um bom resultado no Rio de Janeiro. Essa é uma maneira de alavancarmos o processo de reciclagem do vidro, promovendo a sustentabilidade e a economia circular junto à comunidade próxima à nossa fábrica no Rio de Janeiro. Estamos atuando de forma a contribuir para a transformação dos cidadãos em agentes ambientais remunerados. Com esse ciclo, ampliamos a coleta de vidro para a reciclagem aliada ao benefício de educar a população sobre a importância do descarte correto do vidro, bem como de seu retorno ao ciclo produtivo para se tornar uma nova embalagem de vidro”, enfatiza Alexandre Macário, gerente de Economia Circular da O-I.
“Uma das principais contribuições é o trabalho de inclusão social de catadores de materiais recicláveis e cooperativas. Nós reconhecemos a importância desses profissionais na cadeia de reciclagem e buscamos valorizar seu trabalho, oferecendo condições dignas por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para otimizar a coleta, a separação e a destinação correta de resíduos. Com sistemas de rastreamento e monitoramento, conseguimos acompanhar todo o processo de logística reversa, garantindo transparência e eficiência em cada etapa”, comenta Saulo Ricci, CEO e fundador da Coletando.
Essa abordagem integrada da Coletando beneficia não apenas o meio ambiente, mas também a sociedade como um todo. “Ao promover a inclusão de catadores e a geração de renda, contribuímos para a diminuição da desigualdade social e o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos”, acrescenta Saulo.
Reciclagem do vidro
O vidro é um material 100% reciclável que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado pelo conceito de crédito de carbono que surgiu no Protocolo de Quioto. E a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m3 em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 toneladas de matérias-primas virgens, como areia, calcário e soda cáustica.
Ponto de Coleta
Endereço: Praça Alberto Monteiro Filho, 10 – Jacaré, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: das 08h às 17h (segunda-feira a quinta-feira) e das 08h às 16h (sexta-feira), com intervalo para almoço das 12h às 13h, todos os dias.

Fonte: Ketchum