O evento vai trazer as novidades do maior evento internacional do setor, realizado a cada três anos, na Alemanha. Profissionais e executivos do setor que participaram da feira vão trazer a sua visão sobre as novas oportunidades de desenvolvimento de embalagens
O Instituto de Embalagens realiza o Painel Interpack – oportunidade para ficar por dentro das inovações e tendências em embalagens lançadas na maior feira mundial do setor, na Alemanha – no dia 13 de junho, das 8h30 às 16 horas, no auditório do Conselho Regional de Química (CRQ), na rua Oscar Freire, 2039, Pinheiros, São Paulo.
Num mercado cada vez mais competitivo, que impõe a constante evolução, é preciso manter-se atualizado para se antecipar às necessidades dos consumidores. Segundo Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, uma embalagem inovadora ajuda na conquista dos disputadíssimos espaços nos pontos de venda. “As inovações criam novas oportunidades e ciclos de crescimento para as empresas convertedoras e usuários de embalagens”, destaca.
Para apresentar as inovações e tendências do setor de embalagens, o Instituto de Embalagens convidou vários palestrantes e debatedores para o Painel Interpack.
Palestrantes:
Assunta Napolitano Camilo, Diretora do Instituto de Embalagens
Tema: “Inovações em embalagens apresentadas na Interpack e na Metpack”
Além de novidades dos Pontos de Vendas
José Felipe Silva Oliveira, Engenheiro e Desenvolvedor de Clientes, da ExxonMobil Tema: “Inovação para embalagens de alimentos e bebidas (foco na matéria-prima para fabricação de embalagens)”
Judenor Marchioro, CEO da IMSB Robopac
Tema: “Eficiência e redução de custo logístico”
Kleber Brunelli – Líder Técnico de Embalagem da DuPont Performance Materials
Tema: “Círculo Virtuoso: projeto de economia circular único que ocorre na África do Sul em 2016-2017, que distribui alimentos altamente nutritivos para crianças carentes, mantidos frescos por mais tempo por meio de uma inovadora embalagem multicamada”
Ralph Vieira – Gerente comercial da Multivac
Tema: “Multifresh: seladora de bandeja skin”
André Kohutek, da Área Técnica da Krones do Brasil
Tema: “Varioline: múltiplas embalagens em uma única máquina”
Luiz Martins, Gerente Comercial da Sleever
Tema: “Redução de Impacto ambiental através dos rótulos termoencolhíveis”
Debatedores:
Ellen Lopes, Fundadora e Diretora da FoodDesign
Renata Canteiro, Diretora Técnica da Embaquim
Ricardo Azeredo, Diretor da Emme Brasil, empresa que representa a Messe Düsseldorf no Brasil
Carlos Grigoleto, Coordenador de Projetos e Performance na Votorantim Metais
João Vicente Tuma, Diretor Industrial da Brasilata
Alberto Ander, Especialista em Inovação de Embalagem e Devices da Libbs Farmacêutica
Fernando Sandri, Diretor Técnico da Ibema
O Painel Interpack tem o patrocínio da ExxonMobil, IMSB Robopac, e da Futurepack.
LANÇAMENTO DO LIVRO – Embalagens Alumínio
No final do evento, o Instituto de Embalagens também vai realizar o lançamento do novo livro Embalagens Alumínio, o primeiro trilíngue (português, inglês e espanhol). O conteúdo abrange todo o sistema de embalagem de alumínio, desde conceitos até a disposição final, incluindo mercado, design, materiais, processos, equipamentos e sustentabilidade.
A publicação foi preparada por uma equipe multidisciplinar, que juntou esforços para elaborar um livro acessível para transformadores de embalagens de alumínio e empresas que utilizam embalagens com a intenção de capacitar novos profissionais e ajudar suas mentes a criar e inovar a partir de conhecimento sólido, isento e imparcial.
“No mercado de embalagens, temos pouquíssimas publicações técnicas, o que dificulta encontrar informações. Só por conta disso, o livro Embalagens Alumínio já tem grande valor”, afirma Assunta.
“Informações sobre os diferentes materiais. Orientações sobre como desenvolver um bom projeto. Ideias e referências de aplicações. Exemplos de embalagens de outros mercados e países. Tendências. “Reunir todas estas informações no livro foi desafiador, pois estavam dispersas”, destaca Assunta. Segundo ela, o apoio do Comitê Técnico do Mercado de Embalagens da ABAL foi importante para superar este desafio”, ressalta a diretora do Instituto de Embalagens.
O livro teve o patrocínio das empresas Arconic®, Ball®, Bemis®, Bispharma®,CBA®, FuturePack® e Novelis®, além do apoio técnico do Comitê de Mercado de Embalagem da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio).
Fonte: Instituto de Embalagens