A Papirus, uma das principais fabricantes de papelcartão do Brasil, conquistou o “Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews – Troféu Roberto Hiraishi 2025”, na categoria Design – subcategoria Programação Visual Embalagem, pelo desenvolvimento da embalagem do panetone TRUFATTO Pistache, da Cacautello.
Realizado em parceria com a consultoria SIDE (Sistema Integrado da Diversidade de Embalagens), o projeto utilizou o papel Vitamax e teve como objetivo criar uma embalagem que se destacasse no ponto de venda.
“Esse prêmio reforça nossa expertise em soluções inovadoras para o mercado de embalagens e o compromisso da Papirus em agregar valor aos produtos de nossos clientes”, afirma Christian Kroes, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Papirus.
Renato Larocca, diretor da SIDE, explica que o grande desafio no desenvolvimento da embalagem foi criar um diferencial que garantisse destaque nas gôndolas do varejo, aliando elegância, sofisticação e funcionalidade. “Além da atratividade visual, o projeto precisava garantir praticidade no envase, facilidade de uso pelo consumidor final e alta resistência para proteger os produtos. Afinal, a embalagem deveria comportar não apenas um panetone recheado, mas também um pote de vidro com creme de pistache extra, totalizando quase 1,2 kg de peso”, conta.
Para atender a esses requisitos, foi desenvolvida uma solução utilizando o papelcartão Vitamax 325g/m² da Papirus – com 15% de fibras de papel reciclado em sua receita, sendo 3% pós-consumo -, material que assegura alta qualidade nos acabamentos gráficos. A caixa, impressa pela gráfica Nitoli, incluiu a aplicação de verniz UV fosco e verniz UV brilho localizado, além do hot stamping dourado, conferindo um aspecto sofisticado e premium ao produto.
O design da embalagem também foi um diferencial. Seu formato sextavado proporciona ergonomia e um apelo estético que remete a produtos de luxo. Para otimizar o envase e reforçar a estrutura, foi desenvolvido um fundo automático especial, garantindo resistência e estabilidade durante o transporte e armazenamento.
Outro grande destaque do projeto foi a tampa integrada à embalagem, formando uma peça única. Esse design facilita o manuseio no envase industrial e torna a abertura e fechamento do produto mais prático para o consumidor final. Diferente das embalagens convencionais, que muitas vezes precisam ser rasgadas para acesso ao conteúdo, essa solução permite que o consumidor armazene o produto na embalagem original ao longo do consumo, promovendo uma interação mais duradoura com a marca.
“Combinando design, funcionalidade e sofisticação, o projeto desenvolvido para o Cacautello demonstra como a inovação pode agregar valor ao produto e proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor”, conclui o diretor da SIDE.
Fonte e foto: divulgação: GPCOM Comunicação Corporativa