A Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do país, e a RaiaDrogasil, maior rede de farmácias do País, se uniram para realizar, em parceria, um projeto de economia circular, envolvendo diversos stakeholders e a participação da Cheiro Verde Ambiental e da cleantech Polen. A iniciativa é voltada a uma das marcas próprias da RaiaDrogasil, a Natz, linha de produtos naturais que tem a sustentabilidade como premissa, e prevê o recolhimento das embalagens usadas para fabricação das novas embalagens de papel de seus produtos.
“Este projeto uniu a Papirus e a RaiaDrogasil, ambas bastante preocupadas com a sustentabilidade, com o objetivo de aumentar os índices de sustentabilidade da marca Natz, dentro de um processo completo de circularidade”, conta Christian Króes, gerente de Produto e Assistência Técnica da Papirus.
O projeto tem como ponto de partida a coleta de embalagens usadas nas farmácias da Droga Raia e Drogasil, dentro do seu programa de descarte consciente, e prevê que as embalagens descartadas pelos consumidores, serão utilizadas pela Papirus para fabricar o papelcartão das novas embalagens da Natz, de forma alinhada ao Programa Papirus Circular. Esse processo será rastreado e registrado em toda sua extensão, a fim de gerar, posteriormente, créditos de reciclagem, dentro da iniciativa que a Papirus desenvolve em parceria com a cleantech Polen.
O resíduo descartado nas farmácias será direcionado à empresa Cheiro Verde Ambiental, especializada na destinação ambientalmente correta deste material, e esta realizará a separação de todos os resíduos – ou seja, das caixas e das bulas – e os comercializará junto à Papirus, para que sirvam de matéria-prima na fabricação de novos papéis de embalagens, em especial o Vitacarta®, que será utilizado na linha Natz. Este papel é feito a partir de 100% de material reciclado, dos quais 30% de resíduos pós-consumo.
“O programa de descarte consciente da RaiaDrogasil conta com pontos de descarte de medicamentos, embalagens e bulas em todas as lojas da rede. E a partir deste projeto, ganhou uma extensão ainda maior, fechando todo o ciclo da economia circular. É importante que os consumidores saibam que o engajamento deles é fundamental, pois sem os nossos clientes esse projeto não existiria”, afirma Renata Mascarenhas, diretora de Marcas Próprias da RaiaDrogasil.
A cleantech Polen, que presta serviços à Papirus, rastreará 100% das notas fiscais de entrada de material pós consumo em sistema integrado; trará os dados em tempo real sobre a matéria-prima pós consumo proveniente da Cheiro Verde Ambiental e disponibilizará na landing page todo o histórico da embalagem, demonstrando a origem dos resíduos que foram reciclados e transformados em matéria-prima, e que passam a compor as embalagens da linha Natz.
A Papirus é hoje a única empresa do setor de papelcartão preparada para atestar a sustentabilidade do produto e, inclusive, o índice de material reciclado utilizado na fabricação da linha Vita. Para isso, conta com equipamentos, processos de controle, auditoria da reciclagem e certificações, que atestam a porcentagem de aparas utilizadas em cada produto e a sustentabilidade do processo no manejo florestal. Como empresa preocupada com o impacto de suas ações no meio ambiente e na sociedade, a Papirus coloca, em primeiro plano, a circularidade do seu processo de produção.
“Agregamos às embalagens valores sociais, ambientais e econômicos, contribuindo para a atividade de coleta, triagem de resíduos e continuidade do ciclo do material”, afirma Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus.
Por seu compromisso com a sustentabilidade, em 2022 a Papirus conquistou o prêmio ECO de sustentabilidade organizado pela AMCHAM e pela Revista Época Negócios com o programa Papirus Circular. Por meio desta iniciativa, as cooperativas ganham novas possibilidades de receitas, as gráficas diferenciam seu produto, os proprietários das marcas atendem aos requisitos da logística reversa, através dos créditos de reciclagem, e os consumidores conhecem a rastreabilidade da embalagem que está em mãos.
Em 2023, a Papirus também foi certificada como “empresa B’, o que significa que a companhia está comprometida com a busca de um impacto social e ambiental positivo, equilibrando as necessidades econômicas, sociais e ambientais em suas atividades. “Esta certificação reforça nossa posição como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social e ratifica nossa reputação junto a clientes, parceiros e investidores”, conclui Varella.
Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa