Close

Papirus e RD Saúde vencem prêmio com projeto de economia circular

A Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do país, e a RD Saúde, que engloba as farmácias Raia e Drogasil, venceram o Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews – Troféu Roberto Hiraishi 2024, na categoria Aplicação de Matéria-Prima Reciclada.
O trabalho de desenvolvimento de embalagem sustentável para a Natz, marca exclusiva da RD Saúde que tem a sustentabilidade como premissa, foi realizado em conjunto pelas duas empresas. Foi um projeto bem-sucedido de economia circular, que se iniciou desde o recolhimento das caixas usadas para a posterior reciclagem e obtenção da matéria-prima para fabricação das novas embalagens.
“Este reconhecimento é fruto da união entre duas empresas que têm a sustentabilidade no centro de suas ações, e que trabalham para fortalecer o sistema da economia circular”, afirma Christian Króes, gerente de Produto e Assistência Técnica da Papirus.
“Temos orgulho de oferecer uma linha de produtos com embalagens 100% recicláveis. Acreditamos que a economia circular é uma das práticas mais importantes para construir uma sociedade mais saudável. Gera empregos, contribui para a destinação correta de lixo, evita a contaminação do planeta e reaproveita materiais para oferecer novos produtos de saúde aos brasileiros”, explica Renata Mascarenhas, diretora de Marcas Próprias da RD Saúde.
O projeto tem como ponto de partida o Programa de descarte consciente de medicamentos da RD Saúde. Em todas as farmácias Raia e Drogasil, os consumidores podem dar a correta destinação a medicamentos vencidos e em desuso, além das caixas e bulas. As embalagens de papel descartadas e coletadas nesse programa são utilizadas pela Papirus para fabricar o papel cartão das novas embalagens da Natz, de forma alinhada ao Programa Papirus Circular. Esse processo é rastreado e registrado em toda sua extensão dentro da iniciativa que a Papirus desenvolve em parceria com a cleantech Polen.
O resíduo descartado nas farmácias é direcionado à empresa Cheiro Verde Ambiental, especializada na destinação ambientalmente correta deste material, e esta realiza a separação de todos os resíduos – ou seja, das caixas e das bulas – e os comercializa junto à Papirus, para que sejam utilizados como matéria-prima na fabricação de novos papéis de embalagens, em especial o Vitacarta®, que é utilizado na linha Natz. Este papel é feito a partir de 100% de material reciclado, dos quais 30% de resíduos pós-consumo. Este trabalho, conta também com participação da Logmed, empresa especializada em logística reversa farmacêutica, sendo ela a responsável pela contratação da Cheiro Verde para realizar a gestão dos resíduos.
A cleantech Polen, que presta serviços à Papirus, rastreia 100% das notas fiscais de entrada de material pós-consumo em sistema integrado. A empresa apresenta os dados em tempo real sobre a matéria-prima pós-consumo proveniente da Cheiro Verde Ambiental e disponibiliza na landing page o histórico da embalagem, demonstrando a origem dos resíduos que foram reciclados e transformados em matéria-prima, e que passam a compor as embalagens da linha Natz.
Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa