Close

Parceria entre Green Mining e Pão de Açúcar disponibiliza piloto para coleta de materiais recicláveis

Inserir projetos de reciclagem dentro da rotina de uma empresa é algo necessário para estimular o descarte correto de embalagens. Mas, para que o impacto positivo seja realmente garantido e comprovado para logística reversa é essencial, também, que a rastreabilidade ocorra até a destinação final. Nesse contexto, o Pão de Açúcar, rede premium do GPA, um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul, firmou uma parceria com a startup Green Mining para implementar um sistema de logística reversa dos materiais entregues nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar, em conjunto com cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

O projeto-piloto, lançado em março, conta com a inauguração de pontos de coleta em três lojas Pão de Açúcar, localizadas na cidade de São Paulo e já recebeu mais de 30 toneladas de materiais recicláveis. As Estações de Reciclagem Pão de Açúcar possibilitam o descarte de embalagens pós-consumo, sejam elas de vidro, plástico, papel, metal ou até de óleo de cozinha, podendo ser realizado por qualquer pessoa. Após atingir um certo volume de resíduos, é feita a pesagem das embalagens que são registradas no sistema da Green Mining, por meio de tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade. Em duas das estações, os materiais recolhidos são encaminhados para cooperativas parceiras que vendem para usinas de reciclagem, fechando o ciclo da logística reversa. E, na unidade localizada no bairro do Jabaquara, por meio de uma parceria com o Grupo Boticário, existe um incentivo para quem descartar seus materiais, com o pagamento de valor de preço de fábrica por kg de plástico PET verde e transparente, vidro, papelão, papel branco e papel cartão entregues. Para receber pelos recicláveis, é preciso se cadastrar no aplicativo da Green Mining – ao alcançar o valor mínimo de R$10, é feito um pix na sexta-feira seguinte.

“A rastreabilidade está em nosso DNA e, com ela, tornamos possível oferecer a transparência sobre cada etapa, garantindo que o material pós-consumo chegue na usina de reciclagem de forma independente. Nossa parceria com o GPA sempre foi muito promissora, pois ambos acreditamos na cooperação e na evolução tecnológica como aliadas do meio ambiente”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

A ação está em linha com a estratégia de sustentabilidade do GPA, que tem como compromisso o combate às mudanças climáticas e o incentivo à economia circular de baixo carbono. “Temos o compromisso de promover ações efetivas para o descarte consciente de resíduos e essa nova iniciativa com a Green Mining, que é uma parceira muito próxima e que sempre rende muitos frutos positivos, é mais um importante passo em direção aos nossos objetivos de combate às mudanças climáticas. Ficamos muito felizes por sermos pioneiros na criação de programas de logística reversa no varejo alimentar, e acreditamos que essas iniciativas refletem nosso trabalho constante para combate às mudanças climáticas e educação ambiental junto aos nossos clientes, contribuindo na construção de um futuro mais sustentável para todos.”, afirma Mirella Gomiero, Diretora Executiva de Sustentabilidade do GPA.

Este projeto pode ser adotado por empresas e indústrias que buscam se engajar na economia circular.

Estações de Reciclagem Pão de Açúcar – Endereços

Loja 1: Rua Bernardino de Campo, 1033 (Roberto Marinho) / SP

Horário de funcionamento: De segunda-feira a domingo, durante o funcionamento das lojas

Loja 2: Rua Voluntários da Pátria, 1723 – Santana / SP

Horário de funcionamento: De segunda-feira a domingo, durante o funcionamento das lojas

Loja 3: Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2022 – Jabaquara / SP

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h

 

Fonte: ML&A Comunicação