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Perto de completar 150 anos de fundação, Kimberly-Clark avança em sua estratégia de sustentabilidade 2030

A Kimberly-Clark, multinacional americana detentora de marcas como Huggies®, Kleenex®, Neve®, Scott® e Intimus®, próxima de completar seus 150 anos de atuação, segue sua jornada ao encontro das metas estabelecidas  em sua estratégia de sustentabilidade 2030, que visa melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo e reduzir pela metade sua pegada ambiental. Dessa forma, a companhia vem olhando atentamente para cada etapa da cadeia produtiva de seus produtos, desde a matéria-prima utilizada, até práticas adotadas na linha de produção, no transporte e na distribuição.

Desde 2020, a companhia possui o marco de “aterro zero” em todas as fábricas brasileiras, ou seja, nenhum excedente de produção é descartado em aterros sanitários. De polímeros à matéria orgânica gerada nas fábricas, tudo é reaproveitado de alguma forma.  Essa iniciativa está alinhada à meta de redução em até 50% as emissões de carbono e de gases de efeito estufa de suas operações e cadeia de suprimentos.

Entre os compromissos para os próximos 10 anos está a redução da pegada ambiental da companhia pela metade. Uma das principais estratégias para alcançar esse objetivo é seguir investindo na redução do uso de fibras florestais naturais na fabricação dos produtos. Nesse tópico, a operação brasileira da Kimberly-Clark é uma das referências globais: A celulose utilizada nas linhas tissue (lenços de papel, guardanapos de papel e papel higiênico) é composta por fibras certificadas pelo FSC®, além de outros materiais controlados, que chancela um manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas utilizadas para a produção destas fibras. A produção de celulose certificada FSC® se dá a partir de florestas plantadas, como florestas de eucalipto, e não com o corte de florestas nativas. Os produtos tissue da Kimberly-Clark produzidos com estas fibras são certificados FSC (procure por nossos produtos certificados FSC C105374).

Para Carlos Pereira, diretor de operações da Kimberly-Clark no Brasil, “as nossas metas e prioridades estão diretamente ligadas aos nossos consumidores, o que fazemos e como fazemos. Para isso, é fundamental que toda companhia trabalhe juntos para fomentar inovações e buscar as mudanças que são necessárias, enquanto seguimos em busca de criar valor social, ambiental e financeiro.” 

A companhia também tem uma meta global ambiciosa de melhorar a vida de 1 bilhão de pessoas, para isso, por meio de suas marcas vem desenvolvendo programas de impacto social. Uma das iniciativas é o programa Banheiros Mudam Vidas, liderado pela marca Neve®, que tem como foco o desenvolvimento de soluções na área de saneamento básico. Concebido em 2015, na Bolívia, o programa chegou ao Brasil em 2016 e está presente, atualmente, em 12 países. Em 2021, o programa faz sua estreia como articulador, reunindo parceiros importantes ao redor de discussões e soluções sobre saneamento básico no Brasil. A relação completa de parceiros e iniciativas apoiadas pode ser encontrada em https://www.banheirosmudamvidas.com.br/DoeAqui.

 

Sustentabilidade das marcas

Entre os compromissos globais de sustentabilidade assumidos pela Kimberly-Clark até 2030, está a redução do uso de plástico virgem à base de fósseis em 50%. Para ajudar no cumprimento de sua meta, a marca Neve desenvolveu a linha Neve Puro e Natural, que usa embalagens feitas de Polietileno verde (PE) que se as tornam sustentáveis e 100% reciclável.

Além disso, a marca Huggies lançou, recentemente, uma versão de embalagem refil para o Sabonete Líquido Extra Suave de 200ml. O novo formato tem uma redução de 75% de uso de plástico se comparado à embalagem tradicional, além de disponibilizar embalagens econômicas de 600 ml. A marca também retirou conservantes dos cremes preventivos de assaduras e o corante amarelo da linha “Chá de Camomila”, priorizando substâncias que não tenham impacto nos mares, rios e reservas de água potável subterrâneas. O sabonete em barra também passou por mudanças com adoção de base vegetal e, desde então, é feito com um ácido graxo de origem vegetal e óleo de palma certificado.

A marca Huggies, seguiu inovando, e no final de 2021 lançou o programa piloto Minha Primeira Reciclagem, em parceria com a Boomera, empresa especializada em economia circular, que possibilita que as fraldas utilizadas nas escolas sejam coletadas, recicladas e transformadas em matéria-prima para novos produtos. As escolas participantes do programa, recebem treinamento sobre o impacto ambiental e a correta conscientização de uso, armazenamento e destinação das fraldas, para a conscientização de pais, alunos, escolas e a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Fonte: Edelman