O Forest Stewardship Council (FSC) contratou a IPSOS para realizar um dos maiores estudos de consumo do mundo nesta área, entrevistando 26.800 consumidores em 33 países. O estudo fornece novos insights sobre as preocupações dos consumidores, em quem eles confiam para lidar com essas preocupações e como estão agindo individualmente por meio de suas compras para promover mudanças.
O estudo revela que a perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e o desmatamento estão entre as dez principais preocupações das pessoas em relação às florestas. Embora a instabilidade econômica global, questões de saúde e os conflitos tenham trazido mudanças nas prioridades dos consumidores, as questões relacionadas ao meio ambiente não saíram do radar.
Especialmente em relação às florestas, a conexão dos consumidores com a biodiversidade é forte, sendo a perda de biodiversidade uma das principais preocupações relacionadas às florestas na maioria dos países amostrados na Europa e nas Américas. No Brasil, enquanto o desmatamento é considerado a questão mais importante, na segunda posição, com igual importância, aparecem mudanças climáticas e perda de espécies vegetais e animais. Isso indica que os impactos do aquecimento global são cada vez mais sentidos pelas pessoas, em eventos como inundações na Indonésia ou as queimadas incêndios florestais na Espanha e nos EUA.
E uma das maneiras pelas quais os consumidores estão abordando suas preocupações florestais é por meio de suas decisões de compra. Quase três quartos (71%) afirmam que preferem escolher produtos que não danifiquem plantas e animais, enquanto quase dois terços (63%) tentam comprar produtos embalados com materiais renováveis. Quase o mesmo número (59%) prefere escolher produtos que não contribuam para a crise climática.
Os consumidores confiam mais na certificação independente do que em empresas e governos
Quando se trata de proteger as florestas, os consumidores atualmente depositam maior confiança em sistemas de certificação independentes e confiáveis e ONGs ambientais, com a maioria dos entrevistados mostrando confiança alta ou moderada nos selos de certificação para garantir que as florestas sejam protegidas. Por outro lado, metade (49%) dos consumidores pesquisados mostra pouca ou nenhuma confiança em agências governamentais para proteger as florestas.
FSC é a certificação florestal mais reconhecida mundialmente e altamente confiável
Em 33 países ao redor do mundo, quase metade (46%) dos consumidores entrevistados reconhece a marca FSC, superior a qualquer outro sistema de certificação florestal testado. O reconhecimento é maior entre os jovens de 18 a 24 anos. O FSC é especialmente bem reconhecido na China, Reino Unido, Alemanha, Itália, Dinamarca e Brasil. Por aqui, pouco mais da metade dos consumidores brasileiros entende bem o que significa o selo FSC e, entre os reconhecedores da marca, dois terços têm bom entendimento.
Da mesma forma, mais de três quartos dos consumidores globais (77%) mostram níveis moderados a altos de confiança no selo FSC para proteger as florestas, consideravelmente maiores do que os associados a governos ou empresas. E embora as dificuldades econômicas sejam a principal preocupação global, metade dos consumidores que reconhecem o FSC afirma estar disposta a pagar mais por um produto se ele for certificado.
Essa confiança se estende às marcas que escolhem o FSC, com a maioria dos consumidores (80%) dizendo que é mais provável que confiem em uma marca se ela oferecer produtos certificados pelo FSC.
Fazer parte do FSC significa buscar o melhor. Empresas e produtos que levam o selo têm um compromisso compartilhado em todas as suas operações de proteger as florestas para as gerações futuras. O FSC fornece a organizações e consumidores em todo o mundo a confirmação de que os produtos florestais que compram e vendem vêm de florestas manejadas de forma responsável, e atendem a rígidos padrões ambientais, sociais e econômicos.
Principais conclusões
71% dos consumidores afirmam preferir produtos que não danifiquem plantas e animais.
66% esperam que as empresas garantam que os produtos de madeira/papel e as embalagens que vendem não contribuem para o desmatamento.
64% esperam que as informações sobre sustentabilidade nos produtos sejam certificadas por uma organização independente.
63% afirmam que tentam comprar produtos embalados com materiais renováveis, como papel, em vez de plástico.
62% acreditam que podem ajudar a proteger as florestas comprando produtos certificados por uma organização independente.
Fonte: GWA