Plastiweber apresenta solução de resina reciclada na maior feira mundial do setor de plásticos

A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico, vai participar, entre os dias 19 e 26 de outubro, da K Trade Fair 2022, a maior feira do setor de plásticos do mundo. No evento, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, a empresa apresentará sua resina de polietileno com conteúdo até 100% reciclado aos players estratégicos do mercado internacional.

O objetivo é destacar a solução de alta performance que gera benefícios socioambientais, diminui o impacto de resíduos e tem múltipla capacidade de reciclabilidade e aplicação em novas embalagens. As resinas são provenientes de um ecossistema circular composto por mais de 50 atores, como cooperativas, projetos socioambientais, brand owners e varejo.

Por meio da tecnologia da Plastiweber, os materiais entregues pelos parceiros são processados, transformados e beneficiados, resultando em diversos tipos de resinas compostas por polietileno linear de baixa densidade (PLBD) e por polietileno de densidade baixa (PEBD). Serão 14 empresas brasileiras presentes no evento, sendo nove da área de matéria-prima. Representarão a Plastiweber na feira o diretor industrial, Leandro Weber, e o consultor da empresa na Itália, Giovanni Ricci.

Para Leandro Weber, a feira posiciona a Plastiweber como pioneira em upcycling, processo que reutiliza a matéria-prima reciclada em novos produtos:  “Pegar uma embalagem e transformá-la em uma nova embalagem, com altíssimo índice de conteúdo reciclado, ainda é uma quebra de paradigma ao redor do mundo, até dentro do próprio setor de plásticos. Queremos apresentar os benefícios e a vasta aplicabilidade da resina, por meio da expertise e da tecnologia desenvolvida pela Plastiweber, além de defender a importância do plástico na transição para uma economia circular. Isso envolve não só a produção de embalagens recicladas de altíssima qualidade, mas também uma preocupação de chegar a cada vez mais empresas e gerar impacto positivo na sociedade”.

Atualmente, a Plastiweber oferece ao mercado sete resinas que podem ser utilizadas como complemento na formulação de filmes reciclados ou filmes virgens e extrusado para filmes 100% PCR. Em 2022, a embalagem reciclada 100% PCR foi destaque na categoria “Materiais e Componentes de Embalagens” da premiação WorldStar Award 2022, promovida pela Organização Mundial de Embalagens.

A empresa também conquistou recentemente o certificado “Processo de Reciclagem” da RecyClass, iniciativa europeia que valida a cadeia de valor do plástico pré e pós-consumo. Com 25 anos de experiência na produção de plásticos flexíveis, filmes e polímeros reciclados, a Plastiweber é, ainda, a primeira recicladora das Américas a ser homologada com o certificado europeu EUCertPlast, que atesta a rastreabilidade e a qualidade do plástico reciclado produzido por recicladores ao redor do mundo.

Fonte: Doze Mais