A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos emitiu recentemente uma NOL (No Objection Letter – Carta de Não Objeção) para o processo de reciclagem de polipropileno “tampa a tampa” no sistema de reciclagem recoSTAR dynamic da Starlinger.
A NOL se aplica à fabricação de tampas de garrafas para bebidas sob as Condições de Uso C a H. Assim, tampas produzidas com 100% de polipropileno reciclado pós-consumo no sistema de reciclagem da Starlinger também podem ser utilizadas em aplicações de envase a quente.
A configuração da máquina para o processo de reciclagem aprovado inclui um extrusor de reciclagem recoSTAR dynamic equipado com um módulo de desgaseificação C-VAC, para desgaseificação altamente eficiente, além da unidade PCUplus no final do processo de reciclagem. Esta última garante a redução permanente de odores e completa a remoção de COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), etapas fundamentais na produção de reciclados de grau alimentício a partir de plásticos pós-consumo.
“Na indústria de bebidas, PP e PEAD são os materiais mais utilizados para tampas plásticas de garrafas”, afirmou Paul Niedl, Diretor Comercial da tecnologia de reciclagem da Starlinger. “Já em 2021 recebemos a NOL da FDA para nossos processos de reciclagem bottle-to-bottle e cap-to-cap em PEAD. Agora podemos fechar o ciclo também para tampas de garrafas de bebidas feitas de polipropileno, permitindo que retornem ao fluxo de reciclagem e sejam reutilizadas sem perda de qualidade.”
Fonte: Starlinger e foto: divulgação Starlinger