Desenvolvido e idealizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o Programa Mãos Pro Futuro firmou parceria com a Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), que trará um grande impacto tanto para as empresas associadas, quanto para a cadeia de reciclagem no Brasil. O projeto pioneiro promove ações de logística reversa, proporcionando geração de trabalho, melhoria de renda e inclusão social por meio de parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
A Abrafati se junta à Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) e à Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) como parceiras do Programa Mãos Pro Futuro, que reúne cerca de 200 empresas aderentes das 4 entidades, incluindo a ABIHPEC. O acordo realizado marca a mobilização e compromisso de mais um setor para a promoção da coleta seletiva, reciclagem e destinação ambientalmente correta de embalagens pós-consumo.
Com mais de 18 anos de atuação, o programa já recuperou mais de 1 milhão de toneladas de resíduos sólidos, tornando-se o primeiro sistema estruturante de logística reversa a alcançar esse marco. O Mãos Pro Futuro também impacta diretamente cerca de 6 mil profissionais da reciclagem, em mais de 150 municípios, com presença em todas as 27 unidades federativas do país.
O programa ainda atua em 30 dos 50 municípios mais populosos do país e em 31 cidades do litoral, além de Manaus e Belém. Além de ser objeto de reconhecimentos nacionais e internacionais, atualmente, o programa atende 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Fonte: In Press Porter Novelli e foto: divulgação ABIHPEC