Close

Programa sustentável apoiado pela Sumitomo Chemical bate recorde no recolhimento de embalagens vazias

O Sistema Campo Limpo, iniciativa que tem apoio da Sumitomo Chemical para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável, bateu recorde de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas em 2021. Foram destinadas adequadamente 53,6 mil toneladas de embalagens vazias, superando a meta inicialmente projetada para o período e demonstrando alta de 7% em comparação a 2020. Com este resultado, em dezembro do ano passado, foi alcançada a marca recorde de 650 mil embalagens destinadas desde o início da operação do projeto, há duas décadas.

A Sumitomo Chemical faz parte do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo Limpo. Segundo João César Rando, diretor-presidente do inpEV, os bons resultados são consequência da participação ativa de todos os elos da cadeia agrícola no processo de destinação de embalagens. “Graças ao trabalho conjunto de todos, à alta capilaridade e à máxima eficiência do nosso programa de logística reversa, hoje são destinadas de forma ambientalmente correta 92% das embalagens de defensivos comercializadas no Brasil”, ressalta.

Segundo a gerente de Sustentabilidade da Sumitomo Chemical, Gizelle Neves, nós atuamos junto aos produtores e distribuidores com treinamentos específicos para que a devolução seja feita de forma correta e dentro dos prazos estabelecidos pela legislação brasileira. “O trabalho de educação dos produtores rurais e outras iniciativas tornaram o Sistema referência mundial em sustentabilidade”.

Resultados expressivos

Quanto aos recursos líquidos, a participação da Sumitomo Chemical em 2021 no Sistema Campo Limpo evitou o consumo de 8 milhões de litros de água, o equivalente a oito mil caixas d’água e consumo diário de 40 mil pessoas. Em economia de energia, foram poupados 324 milhões de MegaJoules durante o período considerado, quantidade de recursos energéticos fósseis equivalente ao abastecimento anual de 47 mil residências. Referente aos impactos climáticos, o trabalho de sustentabilidade da companhia evitou a emissão de 6.719 toneladas de CO2, carbono suficiente para 127 viagens em torno da Terra.

Fonte: PG1