Close

Projeto “Adote uma Cooperativa”, da Prolata Reciclagem, reforça a importância da economia circular

Idealizado há dois anos pela Prolata Reciclagem, entidade gestora sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, o Projeto “Adote uma Cooperativa” vem desempenhando um papel fundamental na estruturação da cadeia de logística reversa no Brasil.

Baseado nos princípios da economia circular, que busca reduzir o desperdício e dar nova vida aos materiais que já foram usados, em vez de simplesmente descartar, a ideia é reutilizar, reciclar e reintegrar esses materiais à cadeia produtiva. Nesse processo, entra a logística reversa, que é o caminho de volta das embalagens pós-consumo até a indústria de reciclagem.

Com uma proposta simples e inovadora, a iniciativa convida empresas — principalmente as não associadas à Prolata e aquelas que não tem obrigatoriedade em participar da logística reversa de embalagens em geral — a apoiarem diretamente cooperativas de catadores, oferecendo suporte financeiro, estrutural e técnico para atender as necessidades de cada uma, contribuindo para o crescimento da reciclagem e a valorização do trabalho dos catadores.

“O Adote uma Cooperativa mostra que é possível fazer logística reversa com responsabilidade social. O projeto conecta empresas que querem fazer a diferença com cooperativas que precisam de suporte para crescer e operar com mais eficiência”, afirma Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.

Um exemplo de empresa que abraçou a causa é a Cinbal do grupo Incoflandres, especializada em serviços de corte, envernizamento, litografia e transporte de folhas metálicas, que mesmo não produzindo latas ou fazendo envase, decidiu participar por acreditar no poder da economia circular e no impacto positivo que a reciclagem de aço traz ao meio ambiente e à sociedade.

“Vimos na parceria com a Prolata uma oportunidade de contribuir com o meio ambiente e com a comunidade ao nosso redor. Acreditamos que apoiar cooperativas auxilia a gerar empregos e promover práticas mais responsáveis no meio da reciclagem”, diz Eduardo Louver, diretor de operações do grupo Incoflanders – Cinbal.

A Prolata reforça que a adesão ao projeto é simples e acessível, permitindo que cada empresa encontre uma forma de colaborar de acordo com suas possibilidades e área de atuação.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site https://www.prolata.com.br/

Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem e foto: divulgação Prolata