Formados pela FAAP, os designers concorreram com projeto desenvolvido para cervejaria artesanal
Qualidade e design criativo garantiram a ex-alunos da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) o ouro no concurso A’ Design Award 2016/2017, uma das maiores premiações internacionais que prestigia, anualmente, projetos, conceitos e produtos de design. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorre na próxima sexta-feira (9/6), em Como, na Itália.
Formados em Desenho Industrial, Allan Suleiman e Breno Frias, da empresa Updott, foram premiados na categoria Alimentos, Bebidas e Culinária, com o projeto de posicionamento de marca, identidade visual e comunicação desenvolvido para a Freaktion, uma empresa de cervejaria artesanal também de ex-alunos da FAAP, criada a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade de Administração.
De acordo com Breno Frias, o projeto teve como meta criar uma diferenciação à marca, integrando ao seu DNA argumentos racionais e atributos emocionais. “Faltava no mercado de cervejas artesanais uma marca com a tensão presente em outros segmentos, porque é essa característica que torna as pessoas, as histórias e as marcas mais interessantes e surpreendentes”, explica o designer.
Por conta disso, toda a estratégia de comunicação foi pensada de uma forma a incorporar esse estado de tensão, que no ponto de vista dos profissionais está em como apresentar o produto, que é algo racional, porém é um produto diferente, que deve causar estranheza e outras emoções em um primeiro momento. Seguindo esse conceito nasceu o nome da cervejaria: Freaktion vem da junção dos termos em inglês freak (divertido, inusitado), friction (atrito) e tension (tensão).
Outro desafio, aponta Allan Suleiman, foi desenvolver uma marca que permitisse representar autenticidade e modernização e, ao mesmo tempo, a aspiração clássica de produtos premium e gourmet. Meses de pesquisa resultaram em um projeto arrojado, que pode ser observado nos rótulos das cervejas, no website, redes sociais e todos os materiais de divulgação da marca.
Fonte: WN &P Comunicação