Suspenso em abril deste ano por conta da pandemia, o Projeto Painel Sustentável, realizado em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital paulista, acaba de retomar suas atividades com jovens da região. A iniciativa é fruto da parceria entre comunidade, instituições sociais, profissionais e artistas locais, e conta com o apoio da Owens Illinois, com o investimento de R$ 499 mil, por meio da Lei de Incentivo PROAC.
A programação do Painel Sustentável volta a oferecer as oficinas de Design em Vidro e Foto e Vídeo, cada uma com 20 vagas além dos workshops e palestras para alunos e comunidade. As atividades, que serão concluídas até o final de outubro, abordam temas como reciclagem do vidro, economia circular, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), empreendedorismo, políticas culturais e marketing.
Ao todo, o projeto foi responsável pela coleta e pelo reaproveitamento de mais de 4 mil garrafas de vidro, que se transformaram em 18.590 pastilhas para as atividades da oficina. Segundo David Fukumori, líder do Clube Owens e Coordenador de Contabilidade Internacional da O-I, o objetivo da ação é “enfatizar a importância dos catadores de lixo no cenário cultural urbano e da comunidade local, além de contribuir para o desenvolvimento local e ambiental, ampliando os horizontes dos jovens carentes e valorizando o papel dos resíduos vítreos descartados de maneira inadequada”.
Com a retomada do Painel Sustentável, está prevista para novembro a entrega de um painel artístico de 50 m2 feito com pastilhas de vidro reciclado de garrafas contando a história do bairro de Ermelino Matarazzo. Assinada pelo artista plástico Evandro Damasceno, a obra será afixada no Clube Desportivo Municipal Areão de Vila Císper, localizado no mesmo bairro.
O painel será criado coletivamente durante a oficina de Design em Vidro, ministrada pelo próprio Evandro, a partir do fusing, método aprimorado ao longo de 10 anos de pesquisa pelo artista que une alta temperatura (800 ºC) e garrafas de vidro para criar peças artísticas. A ideia é contar a história da região de Ermelino Matarazzo antes da indústria, retratando três etnias que viveram lá: Tupi-Guarani, Tamoio e Guaianás.
As oficinas são realizadas na Fábrica de Vidro Palmares, coordenada pelo líder comunitário Khondi, instituição especializada na área do fusing artesanal e artístico com foco em garrafas de vidro, gerando economia solidária e transformação pela arte em Ermelino Matarazzo. Para Marcos Lenci, diretor geral do projeto, “essa é uma iniciativa que, por meio da arte, gera renda e tem impacto positivo no meio ambiente”.
Painel Sustentável: um projeto de capacitação profissional
Tendo como pilar a economia circular, o Painel Sustentável é uma iniciativa que visa, a partir da reciclagem de garrafas de vidro, capacitar profissionais para a transformação de resíduos e valorizar a história local por meio da arte e da consciência ambiental.
Além de oferecer capacitação e informação, o projeto tem o intuito de valorizar o profissional local, com todo o protagonismo para a comunidade. Numa parceria entre a comunidade, instituições sociais, profissionais, artistas locais e a Owens Illinois, a ação vem sendo desenvolvida ao longo de 2021. A programação do projeto é gratuita e oferece oficinas de formação e capacitação para jovens, workshops e palestras para os moradores e alunos de escolas da região. O Projeto Painel Sustentável também prevê a entrega de um minidocumentário, que terá como tema o próprio projeto e o bairro de Ermelino Matarazzo.
Fonte: Ketchum