Prolata instala 24 novos pontos de entrega na Baixada Santista para recebimento de latas vazias

Até o fim de maio, 24 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Prolata chegam à Baixada Santista, nas cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Maresias, Monguagá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Instalados em pontos de venda de tintas e materiais de construção, os PEVs permitirão que os consumidores façam a correta destinação às latas de aço de tintas, vernizes e outros materiais, que serão encaminhadas a cooperativas de catadores e, finalmente, à indústria siderúrgica, para revalorização. Com a iniciativa, a Prolata contará com um total de 39 PEVs na Baixada Santista.
A implantaçãotem como objetivo viabilizar cada vez mais o sistema de logística reversa, principal demanda do plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público de São Paulo; a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), criadora e coordenadora da Prolata; a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI); e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp).
Conforme definido nalei 12.305/2010, todas as embalagens utilizadas em reformas e na construção civil devem atender ao sistema de logística reversa. Esse sistema encarrega os consumidores, fabricantes de tintas e revendas de materiais a garantir que as latas utilizadas sejam coletadas e recicladas corretamente. Isso evita o descarte em áreas irregulares que degradam o meio ambiente.
Para potencializar esse sistema, os novos PEVs da Prolata são instalados de modo estratégico em mais lojas de tintas e materiais de construção. As localizações facilitama troca de informação entre varejistas e os seus consumidores, sendo que os primeiros podem instruir corretamente os seus clientessobre os pontos de coleta,a destinação das latas vaziase as punições da Lei de Crimes Ambientais no caso de descumprimento das regras – além de reclusão de um a três anos, as multas ao descumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos vão de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.
Confira os novos postos Prolata da Baixada Santista:
Bertioga:
Avenida 19 de Maio, 51. Jardim Albatroz – Tintas MC