O compromisso com a sustentabilidade é um dos pilares da ProWine São Paulo, que novamente colocou em prática o programa Glass is Good, voltado à logística reversa e reciclagem de vidro. Em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), idealizadora da iniciativa, a feira coletou 9,47 toneladas de vidro durante o evento – o equivalente a 15.576 garrafas. A ação contribui para reduzir a extração de matérias-primas, economizar energia, minimizar as emissões de CO₂ e evitar que resíduos permaneçam indefinidamente em aterros sanitários.
Neste ano, o Glass is Good na ProWine São Paulo economizou 4.546,0 kWh de energia, evitou a emissão de 5.019,10 kg de CO₂, reduziu em 11.364,00 kg a extração de matérias-primas e beneficiou diretamente 50 cooperados e suas famílias, reforçando o impacto social e ambiental da maior feira de vinhos e destilados das Américas.
Assim como no ano passado, uma máquina de trituração de vidro foi instalada no Expo Center Norte, garantindo diariamente, antes da abertura do evento, a destruição imediata das garrafas. Essa medida é cada vez mais importante diante do crescimento dos riscos de falsificação e adulteração de bebidas, que pressionam o setor a reforçar a segurança e proteger tanto marcas quanto consumidores.
A falsificação é um risco crescente em eventos, impulsionada pelo elevado consumo de bebidas alcoólicas. Com a popularidade da coquetelaria e da mixologia, que utilizam destilados de alto valor, o descarte de garrafas vazias dessas bebidas se torna um alvo do mercado ilegal. O grande volume de garrafas descartadas no mesmo local aumenta o interesse de falsificadores, reforçando a necessidade de medidas de segurança e descarte responsável.
“O compromisso da ProWine São Paulo vai além dos negócios. O programa Glass is Good demonstra como é possível gerar impactos reais e sustentáveis na cadeia do vidro. A reciclagem de garrafas e taças utilizadas no evento não apenas reduz o impacto ambiental, mas também gera renda para cooperativas, fortalecendo comunidades locais e criando um ciclo positivo para todo o setor. Nossa intenção é continuar ampliando essa cultura de responsabilidade socioambiental, reforçando que o futuro da indústria depende das ações que adotamos hoje”, afirma a diretora da feira, Malu Sevieri.
Segundo ela, expositores e visitantes reagem de forma extremamente positiva à estratégia de reciclagem. A ação é amplamente reconhecida como um forte compromisso com a sustentabilidade, alinhada às melhores práticas de ESG, o que fortalece ainda mais a imagem da ProWine São Paulo como um evento inovador e consciente. Expositores ficam especialmente satisfeitos em associar suas marcas a um evento que promove responsabilidade ambiental de maneira concreta, agregando valor às suas próprias iniciativas sustentáveis.
Fonte: Imprensa Emme Brasil e foto: divulgação