Em outubro do ano passado aconteceu a 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia. Foi discutido o futuro do planeta e a necessidade de um novo olhar sobre a sustentabilidade. Ficou claro, que é necessário agir para que não haja grandes danos ao meio ambiente.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, empresas de pequeno porte são as mais preocupadas com a situação do meio ambiente e a sustentabilidade. Foi pensando nisso, que o Quitanda, mercado de produtos frescos, localizado na Rua Mateus Grou, em Pinheiros, criou a campanha “Me Traga de Volta”. A frase que é estampada nas embalagens do mercado, tem como objetivo incentivar a reciclagem das embalagens que o estabelecimento coloca no meio ambiente.
Todas elas são feitas de embalagens de materiais reciclados dando a possibilidade de serem recicladas de novo. E para levar as embalagens para reciclagem é fácil. O cliente pode ir até o Ecoponto, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), situado no estacionamento do local, e deixar para reciclagem plásticos do tipo pet PET, PEAD, PEDB, PP e OS; aluminio e outros metais como aço, ferro e cobre; embalagens longa vida, as famosas Tetra Pak; e papel branco (cadernos, livros e sulfite), misto (jornais, revistas) e papelão. O óleo vegetal engarrafado e bem tampado também podem ser descartados por lá. Só para se ter uma ideia do seu potencial poluente, estudos sugerem que o descarte incorreto de um litro de óleo de cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água.
O Ecoponto tem como parceiro a YounGreen cooperativa, que recebe e prepara os insumos que são descartados para reciclagem. O projeto aproximava os catadores da região, com a comunidade local. Já que os catadores iam até Quitanda, no Ecoponto, para pegar o que seria reciclado e tinha um contato com os clientes do local. O que humaniza o trabalho dos catadores.
Fonte: Visar
Forest Paper alcança R$ 300 milhões de faturamento
A Forest Paper, com o maior parque industrial de corte...
VER MAIS