Close

Sabic, Lamb Weston e Opackgroup apresentam embalagem de PE biorrenovável derivada de óleo de cozinha

A SABIC, líder global na indústria química, uniu forças com a Lamb Weston, importante dona de marcas globais e produtora de produtos congelados de batata, em um processo de ciclo fechado para criar embalagens sustentáveis de baixo peso, feitos com uma estrutura fina de filme coextrudado. Pelo menos 60% da embalagem é composta por polímero produzido a partir de biocombustível derivado de óleo de cozinha usado (UCO).

O processo começa com a coleta do UCO da produção da Lamb Weston, que é convertido em biocombustível para produzir os polímeros SABIC® PEAD (polietileno de alta densidade) e SUPEER™ PEBDLm (polietileno linear de baixa densidade metalocênico) certificados como biorrenováveis. A embalagem final contém pelo menos 60% de material polimérico biorrenovável derivado do UCO, que faz parte do portfólio TRUCIRCLE™ da SABIC. A Oerlemans Plastics, membro do OPACKGROUP, fabricante especializado em filmes flexíveis e embalagens, converte esses polímeros em um filme multicamadas de PE para os produtos de batata pré-fritos e congelados da Lamb Weston.
Khaled Al-Jalawi, Diretor Global de Negócios de Economia Circular da SABIC, afirmou: “Estamos entusiasmados com a colaboração com a Lamb Weston e o OPACKGROUP neste projeto de ciclo fechado. O projeto demonstra o conceito de circularidade, utilizando melhor o UCO para produzir polímeros circulares projetados para reciclabilidade por meio de uma abordagem de ciclo fechado.”
A nova embalagem da Lamb Weston para o varejo tem um conteúdo de biocombustível renovável de pelo menos 60%, certificado desde os polímeros até o filme. Isso está de acordo com o amplamente reconhecido regime de balanço de massa da Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC) PLUS, para rastrear e certificar o conteúdo renovável nos materiais.
Sebastiaan Besems, Vice-Presidente Comercial da Lamb Weston para a região EMEA, comentou: “Distribuidores, varejistas e consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental e demonstram uma preferência crescente por embalagens mais sustentáveis. Antecipamos essa tendência e desenvolvemos uma solução de embalagem bio-circular líder na indústria para nossos produtos congelados de batata pré-fritos, que oferece uma proposta de valor altamente responsável. Como parte de nossos ambiciosos planos de sustentabilidade e inovações para a categoria de batatas congeladas, a nova embalagem da marca na Europa é feita com 60% de plástico bio-circular originado do óleo de cozinha usado da Lamb Weston e é certificada pela ISCC PLUS. Utilizando o polímero biorrenovável da SABIC, essa inovação reduz a pegada de carbono de nossas embalagens de varejo em 30%, alinhando-se às expectativas dos consumidores de que as marcas de bens de consumo sejam o mais ecológicas possível. O sucesso deste projeto também atende aos nossos objetivos de reduzir pela metade o desperdício de alimentos, cortar em 25% a pegada de carbono geral de nossos produtos e migrar para uma produção mais circular até 2030.”
Laura Hanegraaf, Gerente de Vendas da Oerlemans Plastics (subsidiária do OPACKGROUP), acrescentou: “O projeto solidifica os esforços que temos empreendido com a SABIC para promover produtos de baixo carbono e renováveis dentro de nossa indústria e representa um avanço significativo. Isso nos permite oferecer a nossos clientes produtos de filmes flexíveis de alta qualidade feitos com material renovável proveniente de óleo de cozinha usado.”
Como resultado da combinação de uma espessura de filme 20% reduzida – as embalagens têm um peso unitário médio de apenas 10 g – e o uso de PE biorrenovável da SABIC® proporciona uma pegada de carbono aproximadamente 30% menor do que as embalagens anteriores usados para essa aplicação. A resina SABIC® PEAD na estrutura do filme oferece alta resistência e flexibilidade, enquanto a resina SUPEER mLLDPE garante excelente vedação. Ambos os materiais cumprem os requisitos da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) e da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) para contato com alimentos.
Após extensos testes e avaliações, os primeiros produtos congelados de batata embalados em sacos feitos com o filme multicamadas da Oerlemans, utilizando polímeros de PE renováveis certificados da SABIC, foram lançados pela Lamb Weston em setembro, no Reino Unido e nos Países Baixos.
Fonte: AH&M, Inc.