O Brasil alcançou em 2025 um marco histórico na destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, superando a marca de 900 mil toneladas desde o início do Sistema Campo Limpo. Apenas no último ano, foram 75,9 mil toneladas.
Baseado na responsabilidade compartilhada, o Sistema Campo Limpo organiza a logística reversa das embalagens agrícolas em todo o país, garantindo destinação ambientalmente adequada e contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
São Paulo contribuiu com aproximadamente 6,6 mil toneladas de embalagens vazias destinadas corretamente em 2025, o equivalente a 9% do total nacional. O desempenho acompanha a diversidade da produção agrícola paulista.
Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo é uma referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema já destinou de forma ambientalmente correta mais de 902 mil toneladas de embalagens vazias e sobras pós-consumo em todo o Brasil.
A operação é baseada no princípio da responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia produtiva — indústria, canais de distribuição, agricultores — com o suporte e fiscalização do poder público.
Presente em todo o país, o Sistema conta com 411 unidades de recebimento, mais de 256 associações de revendas e cooperativas, e ações como os Recebimentos Itinerantes, que ampliam o alcance junto aos pequenos produtores. No total, mais de 2 milhões de propriedades rurais são impactadas.
Com o propósito de construir um destino melhor, o Sistema Campo Limpo mobiliza o setor agro para ações sustentáveis, eficientes e de impacto social e ambiental compartilhado.
Mais informações sobre o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site no Facebook, Youtube, Instagram e TikTok.
Fonte: LVBA Comunicação e foto: divulgação