A ExpoCatadores 2025 acontece entre 17 e 19 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, reunindo o maior encontro de catadoras e catadores de materiais recicláveis do mundo. Com o tema “Transição Justa na Cadeia de Valores da Reciclagem” e o lema “Catadores e Catadoras no Centro da Circularidade”, o evento promoverá três dias de debates, conferências, atividades formativas, feira de negócios e encontros institucionais, buscando fortalecer o papel da reciclagem popular no desenvolvimento sustentável do país.
A programação inclui discussões sobre financiamento da cadeia da reciclagem, direitos dos catadores, rotas tecnológicas para resíduos, futuro dos plásticos, pegada de carbono e logística reversa, além da entrega do Selo Amigo dos Catadores e da formatura da UNICATA, a universidade criada para formação e qualificação da categoria. O encontro será encerrado com o tradicional Natal dos Catadores, que celebra a cultura e a história do movimento.
“A ExpoCatadores 2025 consolida um momento histórico para o reconhecimento do trabalho das catadoras e dos catadores, evidenciando o avanço da transição justa e reafirmando que a economia circular do país depende da valorização da categoria”, destaca Roberto Rocha, presidente da Ancat . “Da mesma forma, o evento fortalece a identidade coletiva do movimento, amplia alianças estratégicas e demonstra que a reciclagem popular é fundamental para a construção de um Brasil mais inclusivo, ambientalmente responsável e socialmente justo”, afirma Luiz Henrique da Silva, presidente da Unicatadores.
Após a realização da COP 30, a ExpoCatadores2025 será um espaço fundamental para refletir sobre os resultados da conferência e ampliar o debate sobre o papel essencial dos catadores e das catadoras na ação climática. “Estivemos em Belém, numa grande mobilização conjunta entre a Ancat, o MNCR, Unicatadores e a Aliança Internacional de Catadores, levando a voz das bases e defendendo um modelo de reciclagem mais justo, inclusivo e sustentável”, lembra Roberto Rocha.
A ExpoCatadores 2025 reafirma a importância das catadoras e dos catadores na centralidade da economia circular e no desenvolvimento social e ambiental do país, promovendo um ambiente de diálogo, formação e reconhecimento baseado na força e na agenda construída pelo próprio movimento.
O evento é uma realização da Ancat – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores e da Unicatadores – União Nacional dos Catadores, reunindo as principais organizações representativas da categoria em nível nacional.
Fonte: Comunicação Ancat e foto: divulgação Ancat