Referência no desenvolvimento de soluções de embalagens, a Sealed Air lança no Brasil o Cryovac® Darfresh® on Board, embalagem sustentável a vácuo para alimentos, cuja tecnologia inovadora permite a manutenção por mais tempo dos alimentos frescos, reduzindo o desperdício dos mesmos e seu impacto negativo no meio ambiente.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidas ou desperdiçadas a cada ano, o que custa cerca de US$ 680 bilhões aos países industrializados e US$ 310 bilhões aos países em desenvolvimento. “Além do custo bilionário dessas perdas, o descarte de comida nos aterros gera emissão de metano, um forte gás de efeito estufa, bastante nocivo ao meio ambiente”, comenta Fábio Thomazelli, diretor de Marketing da Sealed Air.
Nesse sentido, o executivo reforça a importância das embalagens capazes de oferecer um condicionamento correto aos alimentos, para que cheguem ao ponto de venda em excelentes condições de consumo, “proporcionando maior vida útil, diminuindo as perdas e os desperdícios e, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental”, frisa.
O novo Cryovac® Darfresh® on Board apresenta como diferencial de mercado uma película de plástico sobre com suporte de cartão, capaz de preservar os alimentos por mais tempo, assegurando que mantenham seu frescor até o prazo de validade. Desenvolvido a partir de uma tecnologia que integra filme/tampa de zero resíduo, a embalagem evita a contaminação por ser totalmente hermética. “Dessa forma, a vida útil dos alimentos pode ser estendida de modo significativo. Por exemplo, a vida útil da carne vermelha fresca pode dobrar, passando de 10 para até 20 dias, em comparação à da carne com embalagem MAP (sistema com atmosfera de proteção) padrão”, ressalta Thomazelli .
Se comparadas com as embalagens convencionais, o Cryovac® Darfresh® on Board, por ser a vácuo, utiliza menos matéria-prima e ocupa 80% menos espaço no transporte e na armazenagem. “Além disso, a nova embalagem confere para a indústria maior eficiência operacional, poupando custos com materiais, devido à tecnologia que atinge índice zero de desperdício de matéria-prima, comparativamente aos índices de 30% a 40% de desperdício de resíduo gerado pelas máquinas de embalagem skin tradicionais”, afirma Thomazelli.
Essa tecnologia também atende às necessidades de vários setores de alimentos e segmentos da indústria, além de carnes vermelhas frescas, aves, frutos do mar, queijos e carnes defumadas e processadas, bem como da categoria de refeições prontas.
“Essa importante inovação na embalagem de alimentos desempenha um papel ativo na qualidade e segurança dos produtos, bem como na sustentabilidade, atendendo à exigência, cada vez maior, dos consumidores, do varejo e dos processadores de soluções, que não impactem o meio ambiente”, conclui Thomazelli.
Outros lançamentos: A empresa também lança no mercado nacional as soluções: FlexLOK, embalagem com resselável super consistente para fatiados Premium, e o saco termoencolhível com solda em V e sistema abre-fácil, desenvolvido especialmente para picanha.
Fonte: Informativa Mídia