Close

Smurfit Kappa está entre as cinco empresas de embalagens mais inovadoras do Brasil

A Smurfit Kappa (www.smurfitkappa.com/br), uma das principais fornecedoras de embalagens sustentáveis do mundo, foi reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil na categoria de Papel e Celulose pelo ranking da revista “Valor Inovação Brasil”. A pesquisa, conduzida pela PwC Strategy& em conjunto com o jornal Valor Econômico e com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), avalia grupos de 150 empresas de diferentes setores de acordo com os investimentos em inovação, melhores práticas, destaque da empresa no mercado, patentes e outros indicadores.

 

O reconhecimento é um reflexo das ações trabalhadas nos últimos anos pela Smurfit Kappa. Entre 2021 e 2022, a empresa ampliou a atuação em pesquisa e desenvolvimento para promover soluções cada vez mais inovadoras, priorizando uma abordagem única e sustentável para a produção de suas soluções de embalagem. No período, a companhia impulsionou o trabalho de co-criação com clientes e designers nos centros de experiência e o uso de ferramentas proprietárias exclusivas a fim de promover uma boa experiência para consumidores de diversos segmentos.

 

“A inovação, assim como a sustentabilidade, está intrínseca em tudo o que a Smurfit Kappa faz, seja nas soluções que a companhia oferece, nas diversas ferramentas digitais nas quais apoiamos-nos e no modelo de trabalho de criação coletiva, e esse reconhecimento fortalece nosso compromisso de continuar inovando”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa no Brasil. “Essa temática permanecerá como um dos nossos principais pilares nos próximos anos pois, por meio dela, temos um diferencial competitivo e contribuímos cada vez mais para a evolução do mercado brasileiro de embalagens sustentáveis”, completa.

 

Criação regida pela inovação

A Smurfit Kappa tem uma abordagem de inovação orientada ao sucesso comercial dos clientes, baseada em uma combinação de ciência, experiência, big data e criatividade, em grande escala e com profundidade. Além disso, a companhia investe em plataformas de inovação exclusivas, desenvolvidas por um time especializado, e aplica um conjunto de soluções smart em toda a cadeia de produção e distribuição.

 

Um bom exemplo desse movimento são as InnoTools, conjunto de ferramentas desenvolvidas internamente para aprimorar os processos e estratégias da Smurfit Kappa, a fim de promover uma boa experiência ao consumidor final, que auxiliam em todo o projeto de co-criação com os clientes. Grande parte desse trabalho é feito nos centros de experiência, espaços inovadores da empresa que ficam à disposição dos clientes para desenvolver, junto à Smurfit Kappa, soluções que resolvam desafios e atendam às necessidades dos consumidores.

 

A Smurfit Kappa também tem um Centro de Desenvolvimento Global, localizado na Holanda, no qual equipes trabalham continuamente para melhorar essas InnoTools, além de facilitar a conexão e o trabalho de co-criação dos quase mil designers que colaboram com a empresa em todo o mundo.

 

Na planta de Pirapetinga, uma das quatro unidades no Brasil, a companhia ainda conta com Laboratório Central, onde a companhia se apoia em  equipamentos de tecnologia avançada e novas metodologias voltadas à realização de testes variados, com o objetivo de garantir um alto padrão da qualidade das embalagens produzidas, sem renunciar a uma produção de alta eficiência com custos otimizados.

O Laboratório Central também ajuda a fortalecer a Better Planet Packaging, iniciativa global da Smurfit Kappa que tem o intuito de desenvolver soluções mais sustentáveis por meio do design, inovação e capacidade de reciclagem.

 

Fonte: SMARTPR