Com o foco em contribuir na vida de pessoas nas comunidades onde atua, a Smurfit Westrock, líder global em embalagens sustentáveis, junto da Fundação Smurfit Westrock, investiu cerca de R$ 10 milhões em iniciativas sociais no Brasil, beneficiando mais de 70 mil indivíduos de diferentes estados. As ações contemplaram áreas como saúde e bem-estar, educação, esporte, cultura, cuidados básicos, sustentabilidade e segurança, dentro de uma iniciativa global da organização, voltada à transformação social.
Os projetos apoiados pela Fundação SW, em especial, buscam endereçar necessidades de instituições relevantes nas comunidades que muitas vezes têm dificuldade de conseguir recursos para essas demandas, como benfeitorias, melhorias estruturais e ampliações ou reformas. As iniciativas contempladas em 2025 possuem essas mesmas características e com indicadores que comprovam o alto impacto desses investimentos.
“Esse modelo de parceria com as comunidades se mostrou eficiente e com indicadores reais de impacto e de transformação na vida e bem-estar das pessoas, que é o nosso principal objetivo. É uma grande honra poder ajudar de forma positiva com instituições que desempenham um papel importante no acolhimento e desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressalta a Gerente de Sustentabilidade, Responsabilidade social e Fundação Smurfit Westrock Brasil, Taís Toledo.
Instituições que receberam apoio da Fundação SW em 2025:
- Fundação Hospitalar de Três Barras (SC): Em apoio ao hospital de referência no município, o projeto foi fundamental para a construção da moderna estrutura da Central de Materiais Esterilizados da instituição. Com a ampliação da área disponível de 34 m² para 80 m², os benefícios se estendem a toda a comunidade, incluindo a redução dos riscos de infecção, o aumento da eficiência dos serviços hospitalares e a ampliação da capacidade para até 130 cirurgias mensais, entre procedimentos oftalmológicos e ortopédicos, além de proporcionar um ambiente mais seguro e confiável para todos os usuários da rede pública de saúde da região.
- Fundação Fé e Alegria do Brasil de São Paulo (SP): A Fundação Fé e Alegria é uma obra de Educação Popular e Promoção Social da Companhia de Jesusque atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Ela mantém o Centro Social Grajaú, que realiza, diariamente, 120 atendimentos. A proposta do projeto é ampliar a capacidade de atendimento da instituição e oferecer instalações renovadas para realização de atividades como informática, esportes e atividades lúdicas.
- Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canoinhas (SC): A instituição atua há mais de quatro décadas oferecendo apoio gratuito a pacientes com câncer e seus familiares. Em 2025, foram cerca de 2.600 pacientes atendidas abrangendo oito municípios da região. O projeto inaugurado modernizou o espaço com a aquisição de novo mobiliário para toda a instituição. Agora, o espaço contará com um ambiente renovado para fortalecer sua missão de atendimento humanizado para a realização de entrevistas, exames preventivos, sessões de Psicoterapia e Fisioterapia, além da área do artesanato realizado pelas voluntárias, que ficará mais ampla.
- Casa de Acolhida São Felipe Neri de Blumenau (SC): A instituição funciona como um ponto de apoio essencial para famílias em situação de vulnerabilidade, onde muitas crianças e adolescentes têm oportunidade de acesso à alimentação, reforço escolar e atividades culturais e esportivas. Com o apoio ao projeto, a casa pôde realizar a ampliação do Refeitório (Deck) e fortalecimento do atendimento socioeducativo, com espaços mais amplos e adequados para as refeições, oficinas, reforço escolar e atividades de convivência. Assim, poderá acolher pelo menos 90 novas crianças a partir do próximo ano letivo.
- Associação Arca de Araçatuba (SP): colabora com órgãos públicos para dar suporte a crianças e jovens da cidade. Por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atende, anualmente, cerca de 100 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade. Neste projeto, a Fundação patrocina a ampliação da instituição, oferecendo novos espaços como refeitórios, cozinha e outras áreas de suporte, viabilizando a ampliação do espaço de atividades e convivência para as crianças atendidas.
- Casa Lares Vida Viva de Uberaba (MG): atua no enfrentamento e prevenção de violações de direitos, visando proteger crianças que estejam vivenciando situações como negligência, maus-tratos, abandono, abuso e exploração sexual e todas as formas de vulnerabilidade social. Neste projeto, a casa recebeu uma reforma geral no espaço e compra de novos mobiliários, visando atendimento a critérios sanitários e para melhor convívio entre as crianças atendidas.
- Instituto dos Pobres (CE): Localizado no município de Maranguape, no Ceará, é uma instituição filantrópica com mais de 80 anos de atuação, que oferece acolhimento e cuidados a idosos em situação de vulnerabilidade social, incluindo casos de abandono, negligência e violência. O projeto apoiado visa oferecer um atendimento mais humanizado para os idosos acolhidos na nova ala da instituição, com estrutura de camas adaptadas, aparelhos de pilates e novos mobiliários.
Fonte: Edelman e foto: divulgação