A Smurfit Westrock, líder global em embalagens sustentáveis, vem mostrando como a inovação em embalagens vai além da proteção do produto: ela é um fator estratégico na eficiência logística, na redução de custos e na diminuição de emissões de CO₂. Com uma abordagem baseada em dados e ferramentas próprias de análise da cadeia de suprimentos, a empresa tem desenhado soluções que eliminam espaços vazios no transporte, otimizam paletização, armazenagem e aumentam a eficiência operacional de seus clientes.
Nas operações globais da empresa 100% das embalagens são recicláveis e feitas com fibras de origem renovável ou reciclada. A companhia adota um sistema circular por natureza, considerando cada elo do ciclo de vida do produto para proporcionar o menor impacto possível ao planeta, com a ambição de criar soluções que não deixem resíduos para as futuras gerações.
Um exemplo concreto dessa estratégia é o projeto desenvolvido para uma produtora de frutas frescas com fazendas na região Nordeste. A empresa enfrentava desafios relacionados ao sobrepeso nas embalagens de melão de 10 kg e à folga entre paletes no transporte, o que resultava em perdas logísticas e riscos à integridade dos produtos. Com o redesenho das embalagens, que passou a contar com layout mais compacto, gramatura ajustada e cantoneiras voltadas para dentro, a Smurfit Westrock entregou uma solução mais leve, funcional e com maior ventilação interna, que contribuiu significativamente para a conservação dos frutos e para a otimização da cadeia como um todo.
O resultado foi a redução anual de 224 fretes no envio das frutas e de outros 54 fretes na entrega das embalagens, o que representa uma diminuição de mais de 32 toneladas de CO₂ por ano.
“Essas soluções só são possíveis graças ao processo de cocriação da Smurfit Westrock, principalmente com clientes, que considera desde a identificação da melhor fibra para proteger o produto até a entrega ao cliente final, integrando variáveis como tipo de transporte, tipo de armazenagem, empilhamento e visibilidade no ponto de venda. Nossa Inovação é criada no campo do cliente, a partir do nosso conhecimento de suas operações e do nosso interesse em seus objetivos de negócio”, explica Daniela Tavares, diretora comercial, marketing e inovação da Smurfit Westrock
A executiva ressalta que ao seguir o conceito Qualidade que Vai Longe, a companhia reforça seu compromisso com o desempenho, a durabilidade e a eficiência das soluções. “Ao otimizar o design das embalagens com foco logístico e ambiental, contribuímos diretamente para que nossos clientes alcancem suas metas de sustentabilidade, com ganhos reais em eficiência operacional e redução de emissões, além de sermos a economia circular em ação”, conclui.
Fonte: Edelman e foto: divulgação