Close

Solução de automação da Sealed Air aumenta eficiência operacional no envase de proteínas e traz sustentabilidade e sofisticação para embalagens

Atenta aos desafios do mercado de proteína animal e Plant Based no Brasil, a Sealed Air, indústria líder global em embalagens e soluções de proteção, traz para o país um equipamento exclusivo destinado à sua linha inovadora de embalagem a vácuo skin Darfresh® on Tray . A categoria permite apresentação sofisticada para os cortes, ao mesmo tempo em que é mais sustentável e traz mais eficiência operacional para processadores.

 

O equipamento chamado Cryovac® DM 100  é uma máquina compacta com sistema semiautomático que permite aos processadores embalar cortes de carne vermelha fresca, plant based, aves, frutos do mar, carnes processadas e queijos em bandejas pré-formadas e filme skin de alta barreira a vácuo, de acordo com a demanda. Sua capacidade de envase chega a 10 unidades por minuto e, por ser uma máquina de bancada 100% elétrica, não exige investimentos em adaptação da planta industrial, tornando-se acessível e econômica para indústrias de diferentes portes.

Com a chegada da DM 100, que visa tornar a tecnologia Darfresh® on Tray mais acessível ao mercado brasileiro, a Sealed Air espera que a categoria inovadora de embalagem possa ser usada por mais processadores do mercado local, e gere crescimento em sua presença de mercado.

 

Processadores alcançam zero desperdício de plástico e custo por embalagem é reduzido

 

Diante da evolução nas exigências de consumo e, também do avanço das políticas de ESG na indústria, o Diretor de Marketing para a Plataforma de Proteínas na América Latina da Sealed Air, Fabio Melo, explica que a automação deve ser uma aliada para se alcançar operações mais sustentáveis e que entreguem produtos com qualidade elevada e mais adequados aos novos padrões de consumo.

“Além da aparência premium que Darfresh® on Tray traz para os cortes, seu envase feito com a DM 100 traz grande eficiência operacional para a indústria ao gerar zero desperdício de plástico”, diz Melo. Ele explica que durante o processo de envase, há redução de 40% no uso de matéria-prima, pois a máquina elimina totalmente a ocorrência de sobras do filme e permite que cada produto seja selado utilizando apenas a quantidade necessária de plástico, reduzindo os custos por unidade e tornando a embalagem mais sustentável.

 

Inovação em embalagens reduz perdas e otimiza operação em toda cadeia

 

O lançamento da máquina DM 100 permitirá que mais processadores trabalhem com o sistema de embalagens case-ready, principalmente para cortes mais nobres de carne vermelha que exigem uma apresentação sofisticada, como por exemplo T-Bone, Angus, Prime Rib, entre outros.  “Nós entendemos que a embalagem deve valorizar os cortes e proporcionar ao consumidor uma avaliação completa do produto e, assim, uma melhor experiência de compra”, diz Melo.

Outro benefício sustentável que toda a cadeia de proteínas pode alcançar com Darfresh® on Tray trata-se da redução de perdas. Com esta categoria de embalagens, a vida útil pode ser estendida sem comprometer a qualidade do produto.

Melo destaca, ainda, as vantagens operacionais de Darfresh® on Tray para o varejo, visto que o tamanho reduzido da embalagem melhora o processo de refrigeração, transporte e armazenamento. “Em comparação com embalagens em ATM convencional, com Dafresh® permite-se armazenar 66% mais bandejas nas caixas. Já nas prateleiras do varejo, a otimização vem da alta qualidade na selagem, que permite às embalagens serem dispostas na vertical sem perda de líquido, aumentando em até 45% a capacidade de exposição”, comenta.

A Sealed Air acredita no contínuo crescimento e na diversificação do consumo de proteínas no Brasil. Melo destaca que o segmento de carnes nobres, por exemplo, avançou 20% ao ano na última década. “Estamos atentos a esta movimentação e entendemos que o lançamento da DM 100 é muito oportuno para empresas que buscam fornecer alimentos seguros e de qualidade, de forma rápida e eficiente”, finaliza.

 

Fonte: WEDOPR