As duas unidades de negócios da Starlinger, viscotec e tecnologia de reciclagem, uniram forças para oferecer soluções de alta qualidade para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados de grau alimentício.
A combinação da linha de peletização pós-consumo recoSTAR dynamic com a nova tecnologia de descontaminação em fase de fusão viscoZERO e a unidade de lavagem de pellets PCUplus proporciona uma superlimpeza e redução de odores não apenas para PET, mas também para PP, PEAD e PS.
“Com esta nova configuração de máquina, apresentamos uma solução de superlimpeza para embalagens pós-consumo feitas de poliolefinas como PP e PE ou poliestireno na NPE deste ano”, diz Paul Niedl, chefe comercial de tecnologia de reciclagem da Starlinger. “Especialmente os resíduos de embalagens pós-consumo de PP, PS e PEAD degradam-se durante a reciclagem; assim, o material produzido só pode ser utilizado em aplicações de qualidade inferior. Com a nova tecnologia, o material é atualizado no processo e, portanto, adequado para uso em aplicações de alta qualidade, incluindo embalagens de contato direto com alimentos.”
Reciclagem em vez de downcycling
O processo de reciclagem recém-concebido garante a descontaminação completa de embalagens de alimentos PP, PE ou PS pós-consumo, produzindo regranulado seguro para alimentos e com odor reduzido que pode ser reutilizado na produção de embalagens de contato com alimentos em vez de outros tipos de qualidade inferior.
O sistema de reciclagem consiste em uma extrusora de reciclagem dinâmica recoSTAR com/sem desgaseificação, um filtro de fusão contínua ou filtro de retrolavagem, o reator de descontaminação de fase de fusão viscoZERO, um filtro de fusão de correia subsequente ou filtro de retrolavagem antes do peletizador subaquático ou de anel de água, e o lavador de pellets PCUplus opcional no final do processo. Dependendo dos componentes na configuração da linha, o sistema produz resina reciclada em vários graus, desde segura para alimentos até altamente descontaminada e tratada com odor. O reator viscoZERO em combinação com o lavador de pellets PCUplus produz PE, PP e PS reciclados que atendem aos mais altos padrões de embalagens com contato direto com alimentos.
O reator de descontaminação em fase fundida viscoZERO também pode ser instalado como uma solução autônoma pronta para uso para descontaminar diferentes tipos de materiais de alta viscosidade de forma rápida e eficiente. “O reator viscoZERO abre novas oportunidades de negócios, pois fornece aos recicladores de plásticos a flexibilidade para processar uma ampla gama de materiais de entrada em resinas de excelente qualidade”, disse Gerhard Bräuer, gerente de produto viscoZERO da Starlinger viscotec.
“Você pode reciclar PP, PE, PS e PET pós-consumo e obter a mais alta qualidade de saída para o respectivo material, para que possa ser usado em embalagens para contato com alimentos.” Durante o processo de descontaminação no reator, os contaminantes voláteis são removidos de forma eficaz e o material é limpo e homogeneizado. Odores ou substâncias indesejáveis, como o acabamento giratório, são removidos de forma eficaz. Ao processar PET, é possível aumentar a IV até o nível desejado.
Na NPE, que acontece de 6 a 10 de maio de 2024, a Starlinger vai exibir a extrusora de reciclagem dinâmica recoSTAR, o lavador de pellets PCUplus e o reator de descontaminação de fase fundida viscoZERO em seu estande no West Hall (W5169).
Fechando o ciclo para embalagens plásticas industriais
Como líder mundial de mercado em máquinas e tecnologia de processamento para sacos de ráfia, a Starlinger também fornece toda a gama de máquinas para este tipo de embalagem – desde linhas de extrusão de fitas e teares circulares até linhas para revestimento, impressão e conversão de sacos. Com o conceito inovador de “Embalagem Circular”, a empresa oferece a primeira solução de circuito fechado para embalagens industriais feitas de tecido de fita de PP ou PET, como os big bags.
“A reutilização contínua de plásticos na mesma aplicação é a forma mais elevada de reciclagem”, afirmou Harald Neumüller, CSO da Starlinger. “Por isso, desenvolvemos máquinas que permitem aos nossos clientes reciclar resíduos plásticos em vez de os reciclar em um nível inferior. Nossas tecnologias para processar big bags usados feitos de polipropileno ou PET e transformá-los em novos são únicas. Elas representam um passo no caminho para mover a indústria de embalagens plásticas em direção à circularidade. Estamos ansiosos para compartilhar nossa experiência com visitantes interessados em nosso estande na NPE.”
Fonte: Imprensa Starlinger
Rio ganha lata gigante para refrescar o Carnaval
Já pensou poder entrar em uma latinha bem gelada para...
VER MAIS