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Sustentabilidade é estratégica para marcas de luxo conquistarem a preferência do consumidor

A sustentabilidade deixou de ser apenas uma diretriz da economia circular, passando a representar um diferencial competitivo essencial no setor de embalagens de luxo. De acordo com um recente relatório da Bain & Company em parceria com o Grupo Fedrigoni, mais de 30% das vendas de embalagens de alto padrão deverão ser sustentáveis nos próximos três anos. E a MD Papéis, fabricante de papelcartão de Limeira (SP), vem priorizando o suprimento dessa demanda há alguns anos, com produtos de alta performance e foco na sustentabilidade das embalagens.

Segundo o Rafael Rigon, Gerente Desenvolvimento de Novos Produtos da MD Papéis, a sustentabilidade sempre foi um pilar da operação e das soluções desenvolvidas na fábrica. “Há alguns anos priorizamos práticas responsáveis em nosso processo produtivo, para desenvolvermos soluções em papelcartão com o máximo uso de aparas de embalagens pré e pós-consumo. Avalio que era uma questão de tempo, até que o mercado de luxo integrasse definitivamente esse conceito. Hoje, os consumidores de produtos de luxo querem mais do que exclusividade, exigem informação e responsabilidade em todo o ciclo produtivo das marcas que consomem”, ressalta Rafael.

A pesquisa foi realizada com mais de 500 executivos da cadeia de valor das embalagens de luxo na Europa, Oriente Médio e África, incluindo designers, fornecedores, conversores e marcas líderes. O estudo aponta que materiais sustentáveis estão cada vez mais presentes nas decisões estratégicas das marcas premium. A evolução passa por ações como a substituição de materiais plásticos por papéis avançados, uso de polímeros biodegradáveis, aplicação de soluções modulares e integração de tecnologia digital, como o Passaporte Digital do Produto (DPP) – que oferece total transparência sobre sua origem e o ciclo de vida, e outros.

Duas opções de matéria-prima para embalagens de luxo

Duas das opções de papelcartão da MD Papéis são voltadas às marcas que desejam unir estética e ética em suas embalagens. “O Triplexpack entrega exatamente o que o setor de luxo busca hoje: um material premium de alto desempenho, com acabamento sofisticado, maior lisura e origem responsável, pois sua dupla camada de revestimento torna capa e verso branqueados, porém mantendo o meio de aparas, seguindo a linha de sustentabilidade do portfólio da MD Papéis”, esclarece.

Outra opção é o Printkot, com capa branqueada e verso de celulose virgem, que garante produtividade e sustentabilidade, com boa rigidez e qualidade no processo de impressão. “Ambos são indicados para embalagens que demandam acabamento premium, voltadas ao acoplamento, além de atender segmentos de cosméticos, eletrônicos, de higiene pessoal, bebidas, calçados, farmacêuticos e outros, com o diferencial do Triplexpack também servir ao mercado editorial e de displays promocionais”, enfatiza Rafael.

Foco em parcerias e na cooperação

Segundo as respostas do estudo, a revolução verde nas embalagens de luxo está em curso e é resultante não apenas das mudanças provocadas pelas diversas regulamentações ambientais, mas sobretudo pela mudança de comportamento dos consumidores, vistos como catalisadores dessa revolução ao cobrar coerência entre o discurso e a prática no setor industrial.

Ainda conforme a pesquisa, ter a sustentabilidade como foco central exige que grandes marcas, fabricantes de embalagens e de matéria-prima colaborem de forma estreita. “Para que essa sinergia leve ao desenvolvimento de alternativas de embalagem não somente sustentáveis, como também eficientes ao modelo operacional”, finaliza Rafael.

Fonte: RA Comunicação e foto: divulgação