A Suzano Ventures, corporate venture capital da Suzano, anuncia o investimento de até US$ 6,7 milhões na Allotrope Energy, desenvolvedora de baterias de lítio-carbono do Reino Unido. Este é o primeiro aporte realizado pelo corporate venture capital lançado em junho de 2022 pela Suzano. O primeiro investimento permitirá que a empresa inglesa avance em sua nova tecnologia a qual tem o potencial de transformar o segmento de baterias ao desbloquear novas oportunidades de aplicações. A tecnologia, ainda, utilizará matéria-prima oriunda de florestas plantadas de eucalipto.
A Allotrope Energy é desenvolvedora de uma tecnologia de carbono que melhora radicalmente o desempenho de baterias de lítio-carbono e capacitores de íons de lítio, e pode oferecer uma alternativa segura de carregamento super-rápido às tecnologias atuais. Com a parceria, as baterias de lítio-carbono serão fabricadas usando carbono extraído de um abundante biomaterial do processo de produção de celulose da própria Suzano, a partir de madeira de origem sustentável.
Essas baterias têm o potencial de estabelecer novos padrões em aplicações de carregamento ultrarrápido, com oportunidade de utilização em diferentes segmentos como mobilidade, robótica, aplicações híbridas de próxima geração e sem a utilização de materiais como cobalto, níquel e outros metais, cuja escassez tem impactado as cadeias de suprimentos globais e aumentando os custos.
O investimento está ligado à estratégia da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, de investir, por meio da Suzano Ventures, em startups que estão fomentando novos materiais baseados em matérias-primas renováveis. Além do investimento e fornecimento de biomateriais, a Suzano disponibilizará suas equipes no Brasil e no Canadá para apoiar a inovação e a comercialização da tecnologia, bem como o desenvolvimento de cadeias de suprimentos globais e mercados para as baterias.
“Na Suzano Ventures, nosso foco é encontrar startups deep techs que possam construir uma economia circular e regenerativa por meio da produção e uso de biomateriais inovadores. Estamos entusiasmados que nosso primeiro investimento seja em uma empresa que possa aproveitar um coproduto de nosso próprio processo de produção de celulose como matéria-prima fundamental, a fim de acelerar a transição global para a mobilidade de zero emissões”, diz Paula Puzzi, gerente da Suzano Ventures.
“Esse investimento significativo é o passo fundamental para demonstrar a imensa oportunidade de combinar os recursos naturais sustentáveis da Suzano e a tecnologia de carbono high-rate da Allotrope. Trabalhando com a Suzano, temos acesso a uma matéria-prima que é produzida de forma sustentável, juntamente com a experiência comercial e técnica e o alcance global de trabalhar com uma grande empresa multinacional”, diz Peter Wilson, CEO da Allotrope Energy. “A parceria vem em um momento em que vemos um crescente interesse global em explorar novas tecnologias de bateria que oferecem amplo apelo em uma variedade de indústrias”, complementa.
A Suzano Ventures possui US$ 70 milhões em recursos disponíveis para serem investidos em startups e/ou empresas com inovações em negócios a partir de novas tecnologias e aplicações de biomassa de eucalipto, soluções que fomentem o uso de embalagens sustentáveis, além de forestrytechs que acelerem a produtividade florestal e a captura, mensuração e gestão do sequestro de carbono. Mais informações estão disponíveis no site da Suzano Ventures: www.suzanoventures.com.
Fonte: Planin