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TecnoCarne destaca sustentabilidade, custos de produção e inovação como desafios da indústria de processamento de proteínas

Bovina, de frango, suína, de pescados. As carnes variam, mas em todas elas o Brasil é uma potência mundial em matéria de produção e exportação. Tão relevante para a economia nacional, a indústria de processamento de proteínas está entre os setores beneficiados com a realização da TecnoCarne 2022, que acontecerá junto com a Fispal Tecnologia. “A união dos dois eventos faz todo sentido e fortalece o compromisso de proporcionarmos uma plataforma incomparável para a conexão do setor alimentício na América Latina”, afirma Marina Cappi, gerente do evento, organizado pela Informa Markets.

Além das novidades tecnológicas mostradas desde a terça-feira (21) na área de exposições, os profissionais e empresários do setor puderam participar, nesta quinta-feira (23), do Fórum TecnoCarne – um dos congressos promovidos no âmbito da Arena de Conteúdos 360º Fispal TEC.

Na agenda do setor, uma preocupação é o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia no custo da produção de frangos, suínos e bovinos. Afinal, os dois países em conflito são importantes fontes de commodities agrícolas utilizadas em rações animais, como trigo e milho, e também de componentes vitais para a produção de fertilizantes.

“O Brasil não entrou no embargo à Rússia, mas tem sofrido consequências das turbulências logísticas e comerciais. Ademais, a alta do petróleo tem elevado os custos de transporte e das embalagens plásticas, tanto rígidas quanto flexíveis”, lembrou Luis Renato de Alcântara Rua, Diretor de Mercados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

Conferência do Clima

Outro painel do Fórum TecnoCarne detalhou as contribuições do setor de proteínas rumo ao compromisso da redução de 50% das emissões de gases nocivos pelo Brasil até 2030, assumido pelo governo na mais recente Conferência do Clima (COP26), realizada na Escócia no final de 2021.

Representantes da JBS, da Marfrig e da Minerva Foods contaram que estão desenvolvendo trabalhos de conscientização de fornecedores quanto à importância da adoção de práticas alinhadas ao ESG. “É um trabalho desafiador com os produtores de regiões mais distantes dos grandes centros do país. Estamos mostrando que essa é uma demanda dos mercados compradores e, portanto, salutar a todo o setor”, afirmou Maurício Bauer, Diretor Corporativo de Sustentabilidade da JBS.

Para Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade da Marfrig, as empresas têm de seguir mobilizadas, a despeito do engajamento do consumidor – ainda pequeno, segundo o executivo. “Não é uma particularidade dos brasileiros. O tripé mais valorizado por consumidores de todo o mundo ainda é qualidade, segurança e preço. A comunicação na ponta, sobre a importância do consumo consciente, é o grande desafio”, comentou.

“O topo da nossa agenda é o combate ao desmatamento, principalmente o ilegal. Fornecedores que compactuam com esse hábito têm de ser removidos da nossa cadeia até 2030. Temos todas as técnicas de manejo e tecnologias para alimentar o mundo ao mesmo tempo em que combatemos alterações climáticas”, ponderou Gracie Selva, Sustainability Manager da Minerva Foods.

Conteúdo qualificado

Miguel Alves de Souza Filho, da empresa Sal Nota 10, de Mossoró (RN), participou do Fórum TecnoCarne e elogiou a qualidade do conteúdo. “Embora não trabalhemos com carnes, entendemos que os aprendizados do Fórum sobre hábitos de consumo, sustentabilidade e tecnologias podem ser aplicados em nossa empresa”, afirmou.

“Vim à TecnoCarne com o objetivo de observar oportunidades em tecnologias para frigorificação, processamento e embalagem de embutidos, que são a nossa especialidade. Estou surpreso com a qualidade do evento e com o fluxo de visitantes”, disse Amauri Muller, da Frigorosa, de Nova Santa Rosa (PR), presente ao evento em uma comitiva organizada pelo Sebrae com 28 empreendedores paranaenses.

Último dia

Com mais de 350 expositores, a expectativa do evento neste ano é atrair quase 45 mil visitantes, para conhecerem as principais tendências, lançamentos e tecnologias em embalagens, máquinas e equipamentos para processamento e acondicionamento, rotulagem, marcação e codificação, acessórios, logística e automação.

Ainda dá tempo de participar do evento: o credenciamento para visitar a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne está disponível em www.fispaltecnologia.com.br e é exclusivo para profissionais do setor.

Setor de carnes aposta em soluções criativas e duráveis

Assim como acontece com a indústria de alimentos e bebidas em geral, tecnologias para viabilizar o uso de embalagens monomaterial avançam no setor de carnes. A ULMA, por exemplo, mostrou em seu estande equipamentos adaptados ao acondicionamento e selagem de produtos cárneos em embalagens inteiramente feitas de PET (bandejas e tampas) ou polietileno (envoltórios termoformados). “É uma maneira de os clientes atenderem à tendência de embalagens mais fáceis de reciclar”, afirma Luiz Henrique Franco Nalini, engenheiro de aplicação da ULMA.

Também na onda monomaterial, a Solupack destacou sua linha de bandejas de PET pré-formadas para fechamento com selos-tampa do mesmo material. “O filme de vedação pode incorporar alta barreira, fácil abertura (easy open), ser resselável e suportar variações de temperatura de -40º C a mais de 220º C, entre outras propriedades”, detalhou André Luis Oliveira, representante da empresa.

Outra demanda do mercado é por equipamentos de elevada robustez e durabilidade. Nesse sentido, a Usinox apresentou uma linha de embaladoras horizontais e verticais, para produtos cárneos, totalmente feitas de aço inox. “Todos os modelos desempenham muito bem em ambientes úmidos e são fáceis de higienizar”, destaca Joelson Galvão, diretor industrial da empresa. Seguindo a tendência do mercado de cortes de aves e outras carnes, as embaladoras verticais incorporam aplicação automática de fechos plásticos (“zíperes”).

Fórum ESG: especialistas destacam o ‘S’ de social

Ouvir, dialogar, criar projetos, executá-los e se comprometer são premissas da letra S usada em ESG (Environmental, social, and corporate governance). Para falar sobre os impactos dessas ações e as responsabilidades que envolvem esses projetos, o Fórum ESG da Arena de Conteúdos 360º Fispal TEC recebeu Tiago Timbó, gerente de comunicação, cultura e sustentabilidade da M. Dias Branco, e a executiva Andrea Mota, sustainability & stakeholders engagement director Latin America, da The Coca-Cola Company, e Regina Teixeira, corporate affairs director da PepsiCo Brasil Alimentos.

Cada palestrante contou um pouco como as empresas que representam estão atuando na área social e sobre a importância do compromisso com essas ações.

Faz parte de ESG colaborar de forma filantrópica quando uma dor é identificada. É o caso da doação de alimentos feita pela M. Dias Branco, que está alocada na região Nordeste, que apresenta muitas carências. “Antes de implementarmos o ESG na empresa, já realizávamos a doação de alimentos. Mesmo com novas estratégias, essa ação permaneceu, porque estamos diante de um cenário de fome e consideramos essa iniciativa ainda importante, principalmente na região em que estamos. Além de ‘dar o peixe’, ‘ensinamos’ a pescar com cursos de capacitação”, conta Tiago Timbó.

Já Regina Teixeira destacou que o social deve estar no centro de como se faz negócio. “O social deve ser parte da cultura da tomada de decisões no dia a dia. Responsabilidade social não é algo atual, é estratégia”, afirma a executiva.

Custo x fazer o certo

O ESG não é sobre o custo financeiro, é sobre “fazer a coisa certa” e gerar valor para a empresa, para a sociedade e para o planeta. Essa foi uma das conclusões da palestra “O que o ESG realmente impacta na cadeia produtiva”, que reuniu executivas das marcas The Coca-Cola Company e Mars.

Marcela Cerda, communication and sustainability manager da Mars, destacou o papel importante do envolvimento da cadeia na jornada para a sustentabilidade e crescimento do negócio. “Se uma empresa quer continuar crescendo, ela precisa trazer as pessoas da cadeia, como fornecedores e parceiros, para garantir que eles continuem nos fornecendo com a qualidade que queremos. Também é importante trazer o consumidor para a jornada para mostrar o tamanho do nosso comprometimento. Não adianta determinarmos metas próprias. Se damos os desafios, precisamos dar as ferramentas”, diz.

Fórum Transformação Digital: realidade aumentada e Inteligência Artificial reduzem custos e otimizam serviços

Imagine não precisar mais receber a visita de um técnico para resolver algum problema na sua empresa ou indústria. Essa é apenas uma das vantagens apresentadas no painel “Realidade aumentada – Saiba como usar essa tecnologia para a manutenção e treinamentos nas indústrias, minimizando custos e acelerando processos”, que aconteceu nesta quinta-feira (23) no Fórum Transformação Digital da Arena de Conteúdos 360º Fispal TEC.

Ana Lin, diretora de projetos de transformação digital da Bauducco, falou sobre as transições aceleradas nos últimos anos de pandemia e como cada indústria olha de forma particular para esse processo de mudança. “A transformação digital traz novos modelos de negócio, e o destaque fica para a importância da construção de ecossistemas e do estreitamento da relação com parceiros e clientes, que seguem no centro e foco da experiência”, diz Ana Lin.

A executiva relembrou que um dos ápices dessa transformação está no fato de estarmos embarcando numa nova realidade além da tela e, para isso, é preciso novas ferramentas, como a realidade aumentada.

Marcelo Izumi, cofundador e diretor de negócios da Octágora, falou como a realidade aumentada pode ajudar a otimizar tempo e processos, uma vez que permite que diversas tarefas sejam feitas a distância. “Com a realidade aumentada você aumenta a produtividade, trabalha de qualquer parte do mundo, promove outra experiência para o cliente e ainda impacta socialmente quando o assunto é redução da necessidade de locomoção. Serviços técnicos envolvem muitas viagens presenciais. Agora, a assistência é visual remota por meio dos dispositivos como os óculos. É uma forma de economizar tempo e dinheiro”, afirma.

Quando o assunto é otimizar, a Inteligência Artificial se mostra uma amiga da indústria. Na palestra “Máquinas inteligentes operando com Inteligência Artificial”, Rafael Carnevale, gerente de vendas da HEUFT, lembrou da importância de saber diferenciar automação de Inteligência Artificial e falou sobre as vantagens desse processo. “Os métodos AI resultam em rapidez na tomada de decisão, otimização dos processos, análise e manutenção preditiva de equipamentos e redução de custos na operação”, destacou Carnevale.

Visitas técnicas exclusivas a cervejarias empolgam profissionais

Conhecer o processo produtivo e todos os detalhes que envolvem a fabricação de uma cerveja foi uma das atividades exclusivas oferecidas pela Fispal Tecnologia e TecnoCarne.

Na manhã desta quinta-feira (23), um grupo de 16 pessoas previamente inscritas participaram da visita técnica à cervejaria Ravache, em Caieiras (SP). Além de conhecer a história da cervejaria, os visitantes puderam ver de perto todo o processo de produção da bebida com explicação dos especialistas da empresa.

De acordo com Lais Guitti, Sommelière/Marketing da Ravache, o objetivo principal é mostrar ao público a tecnologia envolvida na fabricação da bebida, incluindo a estrutura e os detalhes da receita. “Recebemos técnicos, profissionais da indústria e também da área comercial de empresas. Foi muito importante para fazermos networking e disseminar a cultura cervejeira, incluindo a degustação de diversos estilos da bebida”, afirma.

Para Claiton Vieira, Diretor do SESI/Senai de Vila Canaã, em Goiânia (GO), a visita foi excelente. “Conseguimos visualizar na prática a indústria, com muita qualidade, tecnologia e processos bem maduros. Os especialistas nos apresentaram tudo de forma transparente, atenciosa e com muita paixão. Ampliamos nossa rede de contatos, expandimos conhecimento e trocamos experiências. Todo o time SESI/Senai de Goiânia está muito grato pela experiência”, disse.

Nesta sexta-feira (24), será a vez da visita à Heineken, em Jacareí (SP). O transfer sairá do pavilhão São Paulo Expo às 7h30 e retornará às 15h. As inscrições já estão encerradas.

Abeaço e Sebrae oferecem espaços de conteúdos

Reciclagem foi o eixo das palestras gratuitas oferecidas na quinta-feira (23) no Espaço de Conteúdo Abeaço. Cristine Fulchini, Coordenadora de Cooperativas da Prolata, falou da parceria com entrepostos e Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Por sua vez, Renato Paquet, CEO da startup Polen, discorreu sobre crédito de logística reversa e a estruturação da cadeia de reciclagem no Brasil.

Nesta sexta-feira (23) acontecem as duas últimas apresentações, sobre a trajetória da Prolata e a recuperação de latas de aerossóis pós-consumo. O Espaço Abeaço é uma realização da Associação Brasileira da Embalagem de Aço. Mais informações neste link.

Já o Sebrae/SP vai oferecer uma série de cursos rápidos de capacitação no último dia do evento. Entre os temas estão “Inteligência Emocional para os Negócios”, “Como criar uma conta empresarial no Facebook e no Instagram” e “Como tirar fotos de produtos e fazer vídeos para as redes sociais”.

Todos os cursos do Espaço Capacitação Empreendedora oferecem certificados e serão realizados das 13h às 18h na Arena Fispal TEC, com vagas limitadas (200 lugares). Mais detalhes aqui.

Serviço:

Fispal Tecnologia & TecnoCarne

Data: 21 a 24 de junho de 2022

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.

Sobre a Fispal Tecnologia & TecnoCarne

A Fispal Tecnologia junto com a TecnoCarne é a principal plataforma de conexão entre as indústrias de alimentos, bebidas e proteínas. Por meio do evento físico, que acontece no São Paulo Expo, e dos eventos digitais, as duas oferecem networking, conteúdo e oportunidades de negócios aos profissionais do setor durante os 365 dias do ano.

Sobre a Informa Markets 

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite o site ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com.

Hospitalidade, Alimentos & Bebidas no Informa Markets

O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.

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