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Tetra Pak fomenta mercado de produtos feitos com embalagens recicladas

A Tetra Pak, empresa global de soluções para processamento e envase de alimentos, vem ampliando sua atuação em parceria com empresas de diversos segmentos para o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, feitos a partir das embalagens longa vida pós-consumo. A empresa, que já tem presença no desenvolvimento do mercado de papel reciclado e de telhas ecológicas, agora também concentra esforços no segmento de produtos fabricados à base de plástico, tendo como meta fortalecer a cadeia recicladora e fomentar negócios sustentáveis, ao substituir as matérias-primas convencionais por plástico-alumínio reciclados. Como parte disso, nos últimos nove meses, a empresa se aproximou de 40 empresas do segmento para estudo e desenvolvimento de novos produtos, e conta 15 dos projetos idealizados em andamento.

A atuação da Tetra Pak se dá em duas frentes: desenvolvimento de mercado, com a identificação de empresas e produtos que podem utilizar o material proveniente da reciclagem das embalagens cartonadas, e desenvolvimento técnico. Nesse caso, a atuação da equipe de especialistas de sustentabilidade da Tetra Pak ocorre em parceria com empresas para criar formulações, realizar testes e identificar ou adaptar equipamentos que permitam a fabricação de produtos em escala comercial, com maior valor agregado e bom custo-benefício. Um dos mercados que mais utilizam o plástico-aluminio reciclado como matéria-prima é o de telhas. Atualmente, 15 fabricantes de telhas em diversas cidades brasileiras utilizam este material proveniente da reciclagem da embalagem cartonada na composição de seus produtos.

Já as recicladoras do papel presente nas embalagens cartonadas somam oito empresas. “Trabalhamos para garantir que a embalagem pós-consumo seja vista como fonte de recursos e não como resíduo. Isso é essencial para que novos processos produtivos sejam estabelecidos e, assim, mantenham a circularidade das matérias-primas”, informa Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.

O trabalho realizado para o desenvolvimento do mercado que trabalha com plástico também começa a render frutos. Uma das empresas que vem utilizando o material em seus produtos é a Infinitum62, localizada em Elias Fausto, no interior de São Paulo. A empresa, que produz poltronas pelo processo de rotomoldagem, utiliza o material proveniente da reciclagem de aproximadamente 900 embalagens cartonadas de 1 litro para fabricar uma poltrona com 80 cm de altura e 120 cm de largura e profundidade. Apostando no conceito de sustentabilidade, a empresa aliou qualidade, versatilidade e requinte a partir do design prático e moderno. No portfólio também há luminárias, brinquedos e outros itens de decoração desenvolvidos com material reciclado. “Enxergar essas novas possibilidades é um caminho do qual me orguilho, pois além de agregar valor para o consumidor, contribuo com o meio ambiente”, informa José Carlos Bíscaro, fundador da Infinitum62.

Outro exemplo é a PlastPrime, localizada no Paraná. A empresa utiliza o material proveniente da reciclagem das embalagens da Tetra Pak pós-consumo como matéria-prima em projetos inteligentes na construção civil. De sistemas modulares a blocos intertravados e decks, produtos produzidos a partir do plástico-alumínio reciclados das embalagens longa vida são uma alternativa sustentável para jardins, áreas de lazer e áreas comuns em residências e condomínios. Os blocos intervalados também podem ser utilizados em calçadas e estacionamentos, uma vez que são permeáveis, recicláveis e com pequenos furos na superfície que possibilitam um maior escoamento de água. “Além de reduzir o impacto ambiental, as peças trazem outros benefícios, como a facilidade de instalação, limpeza e durabilidade”, afirma Suelen Oliveira, gerente de marketing da Plastprime.

Com a mesma matéria-prima, o segmento de telhas e chapas começou a ser desenvolvido em conjunto com a Tetra Pak há 20 anos, e hoje representa 60% da utilização do plástio-alumínio reciclados das embalagens pós-consumo. No último ano, os parceiros da companhia em todo o país somaram a fabricação de uma média de 360 mil novas unidades. Resistente a granizo, o material também é impermeável, térmico e muito mais leve que as telhas e chapas convencionais.

“A sustentabilidade faz parte no nosso DNA e da estratégia dos nossos negócios. Nosso objetivo é fomentar todos os elos da cadeia da reciclagem por meio de iniciativas que permitam a preservação dos recursos naturais, o consumo consciente, a coleta seletiva adequada e a transformação de nossas embalagens em produtos de maior valor agregado”, completa Valéria.

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Fonte: JeffreyGroup Brasil